person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Banco de Sangue da Santa Casa de Uruguaiana necessita de doações com urgência

Todos os tipos de sangue são necessários, principalmente O negativo, único tipo sanguíneo que pode ser utilizado em transfusões para bebês

Nas últimas duas semanas, foram realizadas 114 transfusões e recebidas apenas 102 doações | Foto: Gabriela Barcellos / Divulgação / CP

Os estoques do Banco de Sangue da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana estão em situação de risco. De acordo com os responsáveis, a demanda de transfusões se manteve no mesmo patamar, enquanto o número de doadores reduziu significativamente, fenômeno usual em razão da queda da temperatura e período pós-pandemia. O Banco necessita de todos os tipos sanguíneos, principalmente O negativo (doador universal). Este tipo é o único que pode ser transfundido em bebês. Nas últimas duas semanas, foram realizadas 114 transfusões e recebidas apenas 102 doações.

Os requisitos básicos para ser um doador são: pesar mais de 50kg; não estar em jejum; evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores; estar descansado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas ou fumado nas últimas três horas; ser e estar saudável; e ser sincero quanto ao histórico de saúde durante a triagem.

Além disso, é necessário ter entre 18 e 69 anos caso seja doador recorrente. No entanto, a primeira doação só poderá ser realizada até os 60 anos. Menores de idade a partir dos 16 anos podem doar com autorização e acompanhamento de um responsável. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, e mulheres até três vezes. Ambos precisam respeitar o intervalo de 60 dias e 90 dias entre doações, respectivamente.

Pessoas que se vacinaram recentemente precisam esperar o período delimitado que varia de acordo com cada imunizante para efetuar a coleta, assim como pessoas com quadro gripal que devem aguardar estar curadas. No caso das vacinas contra a Covid-19, o período de espera é de dois dias para a Coronavac e sete dias para os demais imunizantes. Para doar, basta comparecer ao Banco de Sangue, localizado junto ao Hospital Santa Casa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, munido de documento de identificação com foto.

Fred Marcovici