person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Biblioteca de Montenegro celebra 72 anos de história

Instituição promoverá várias atividades culturais que envolverão toda a comunidade do município

Biblioteca fará um evento festivo na Praça Rui Barbosa | Foto: PMM / Divulgação / CP

No final do mês de novembro, a Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira, da cidade de Montenegro, celebrará os seus 72 anos de história. Para comemorar a data, a instituição promoverá várias atividades culturais, que envolverão não só as pessoas que visitam com frequência o local, como toda a comunidade montenegrina.

No dia 25 de novembro, data do aniversário, a Biblioteca fará um evento festivo na Praça Rui Barbosa. Dentre as atrações confirmadas, estão a disponibilização do projeto Troca-Troca, que consiste na troca de livros entre a comunidade e a entidade. “A pessoa chega no local com uma obra, deixa ela no estande e pode levar outra para casa”, enfatiza a diretora Maria Terezinha Kraemer Canello, a “Nica”. A ação acontecerá das 8h às 18h na praça central. No mesmo dia, haverá também a comercialização de livros e a apresentação do projeto “Escola e Biblioteca caminhando juntas”, pela Escola Maria Josepha Alves de Oliveira.

O dia de celebrações também contará com apresentação artística da Fundação Municipal de Artes (Fundarte), da escola Ana Beatriz Lemos, além da participação de escritores e escritoras convidadas, e patronos e ex-patronos das Feiras do Livro da cidade. As comemorações seguirão ainda no dia 30 de novembro, quando será a vez de celebrar o aniversário do Telecentro, no bairro Timbaúva.

O espaço completa oito anos de existência, sempre atendendo na praça do bairro, em frente ao clube Grêmio Gaúcho. “É uma forma de comemorarmos, junto com os montenegrinos, mais um ano de vida da nossa Biblioteca”, salienta Nica. Segundo ela, a programação está sendo preparada não só para comemorar o aniversário, mas para celebrar o novo momento da Biblioteca. “A reforma e a pandemia da Covid-19 afastaram, de alguma forma, o público que frequentava o espaço”, destaca a diretora, enfatizando que a ideia é aproximar, novamente, a comunidade dos livros.

Stephany Sander