person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Biblioteca e teatro de São Leopoldo ganham reforma

As duas obra custarão cerca de R$ 315 mil e visam valorizar a cultura no município

Os trabalhos no imóvel devem ser concluídos até maio deste ano | Foto: Stephany Sander / Especial / CP
Estão previstas para começar nesta semana as obras de reforma da Biblioteca Pública Municipal Vianna Moog de São Leopoldo. De acordo com o secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos, a primeira etapa dos trabalhos consiste na troca do telhado do prédio, tendo em vista que as telhas e calhas estão danificadas, fazendo com que alguns espaços alaguem em dias de chuva. 





“É o mais emergencial, já que as paredes e o teto acabam sofrendo com a água da chuva, o mofo, e as infiltrações”, afirmou o secretário. Vasconcellos destaca que, após esta fase, será feita a impermeabilização das paredes, que ainda receberão pintura interna e externa. “A expectativa é acabar todos estes processos até maio deste ano”, complementa. Por meio de um financiamento do governo do Estado, a biblioteca, que já conta com 55 mil obras em seu acervo, ganhará novos livros, estantes e passará por um processo de modernização.

Localizado no prédio ao lado da Biblioteca Vianna Moog, o Teatro Municipal também receberá melhorias. Fechado desde 2016, devido a danos estruturais, o imóvel também terá seu telhado substituído. “Serão feitas ainda algumas adaptações para garantir mais acessibilidade ao prédio, troca de carpetes e adequações necessárias para o Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI)”, informou.

As duas obra custarão cerca de R$ 315 mil e os recursos são da prefeitura e de uma empresa com sede no município por compensação do Patrimônio Histórico de São Leopoldo. De acordo com o secretário, a reabertura do teatro será um grande passo para a valorização da cultura local. “Esse teatro já chegou a receber mais de 10 mil pessoas por ano em atividades culturais. Ele é o coração pulsante da nossa agenda cultural”, declarou. A expectativa é de que o segundo semestre será marcado por muitas apresentações. O município informou que já tem parceria com o Sesc para a programação que o teatro passará a receber após os serviços.  

Stephany Sander