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Verão

Especial

Bloqueio na BR 116, no trevo de São Lourenço deve durar seis meses

Com isto, os moradores do bairro Boqueirão e usuários da ERS 265 devem ficar atentos aos locais de retorno na rodovia federal

Nesta semana começaram os trabalhos de conclusão do viaduto de acesso a São Lourenço do Sul. Com isto, pelos próximos seis meses, os motoristas devem ter a atenção ao passar por aquele trecho, pois o tráfego está bloqueado no cruzamento da ERS 265 com a BR 116, entre o bairro Boqueirão e a cidade.

Com a interrupção do trânsito na ERS 265, que cruza a BR 116, moradores do Boqueirão, de São Lourenço do Sul e os usuários da rodovia estadual devem ficar atentos aos locais de retorno da BR 116, situados nos quilômetros 463 e 469. A mudança não afeta o fluxo no sentido Porto Alegre Pelotas e vice-versa.

Foram implantados cones, placar indicativas e outros dispositivos para garantir segurança e orientar moradores e motoristas. A obra faz parte do trabalho no lote sete de duplicação da BR 116, entre Guaíba e Pelotas.

Duplicação da BR 116 entre Guaíba e Pelotas

Dos 211 quilômetros previstos para serem duplicados ( que tinha 2010 como o primeiro prazo para a conclusão) está 163,6 estão prontos e liberados para o tráfego. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Estradas e Rodagens (DNIT) foram investidos de 2012 até março deste ano 1,5 bilhão.

O trecho foi dividido em nove lotes e cada um tem um prazo previsto de conclusão diferente. O DNIT trabalha para liberar os trechos ao tráfego conforme vão sendo concluídos, garantindo mais segurança e fluidez aos usuários.

Dos 50,8 quilômetros dos lotes 1 e 2 que estão sendo executados pelo Exército, 37,4 estão concluídos e em operação. A previsão é entregar mais nove quilômetros no fim do primeiro semestre e outros três no segundo semestre. O terceiro e o quarto lotes estão totalmente duplicados e em operação.

Dos 25 quilômetros que compõe o quinto lote estão concluídos e liberados para os motoristas. A previsão do DNIT é que no segundo semestre de 2024 sejam concluídos mais cinco quilômetros (entre os quilômetros 417 e 422, que engloba as cidades de Camaquã e Cristal).

Faltam 10 dos 26,2 quilômetros do lote seis a terem sua duplicação concluída. Em outubro do ano passado, o DNIT assinou um contrato de serviços remanescentes para finalização do trecho. A expectativa é concluir a linha geral da duplicação no final deste ano, restando a continuidade da implantação das ruas laterais e o viaduto da travessia urbana de Cristal.

No lote sete faltam 300 metros do viaduto de acesso a São Lourenço do Sul e ruas laterais na Travessia Coqueiros (obras executadas pelo contrato dos serviços remanescentes assinado em janeiro do ano passado. A expectativa é que o trabalho seja concluído no segundo semestre.

Os lotes oito e nove estão entre as cidades São Lourenço do Sul e Pelotas ( do quilômetro 470,1 ao 511,76). Somados os dois lotes possuem 41,6 quilômetros, dos quais 28,8 já foram duplicados. Em setembro de 2023 foi assinado um contrato para dar continuidade aos serviços. O seguimento está com diferentes etapas de execução em toda a sua extensão. Há trechos em que estão sendo feitos terraplanagem, outros pavimentação, drenagem, remanejamento da rede de energia, instalação de defensas metálicas, enleivamento, entre outros.

Também está em execução a ponte sobre o rio Camaquã, com fundações e pilares em andamento e vigas em produção com 40% concluído. O viaduto da Pompeia ( acesso secundário a Camaquã) teve seu projeto aprovado. A expectativa do DNIT é concluir as duas obras ainda este ano.

Angélica Silveira