person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Cadela fica presa em grade após fugir dos fogos em Canela

Animal entrou em pânico com o barulho durante a festa de virada do ano

O animal permanece em observação | Foto: Marceli Drechsler / Divulgação / CP
O Corpo de Bombeiros Misto de Canela realizou na noite de segunda-feira o resgate de uma cadela que ficou presa em uma grade no bairro Dante. Em pânico com o barulho dos fogos de artifício da virada, a cachorra Branquinha tentou fugir através da grade de ferro, mas acabou perfurando a barriga em uma das lanças da proteção. Os bombeiros utilizaram desencarcerador e ferramenta corta pedal para remover a grade e levaram o animal para o Hospital Veterinário Álvaro Abreu.

Conforme a médica veterinária Joana Umpierre, que atendeu Branquinha na clínica, o animal passou por cirurgia para remoção do ferro. "Foi um procedimento delicado, mas não foi demorado. Os bombeiros ajudaram e a forma como removeram a grade facilitou o manuseio", afirma a veterinária. Após a remoção da lança, a cadela permanece em observação. "Embora não tenha perfurado nenhum órgão, ela sofreu traumas abdominais. Ela está bem, mas é necessário monitorar nas primeiras 72 horas."

Sem raça definida, Branquinha tem três anos. Para a veterinária, o medo dos fogos de artifício foi o que provocou o acidente. "É um período em que os animais ficam assustados, especialmente, na noite de 31 de dezembro. Em função do barulho dos fogos, muitos animais tentam fugir", alerta.  

Halder Ramos