person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Campo Bom recebe reforço no tratamento de animais de rua e de famílias de baixa renda

Os investimentos são de R$ 34 mil da administração municipal

Cempra atende demandas da comunidade quanto a cães e gatos de rua e de tutores de baixa renda comprovada desde 2019 | Foto: Jordana Fioravanti / PMCB / Divulgação / CP

A atenção com os animais de rua e de famílias de baixa renda está ainda mais completa no Centro de Recuperação e Bem-Estar Animal (Cempra) de Campo Bom. Isso porque a prefeitura firmou contrato com uma clínica veterinária que prestará atendimentos de alta complexidade. Agora casos de cirurgias e exames também poderão ser feitos gratuitamente para quem atender os requisitos. Entre exames de sangue, cirurgias, internações, ecografias, radiologia. Em menos de um mês foram feitos mais de 80 procedimentos. Os investimentos são de R$ 34 mil da administração municipal.

Para o secretário de Meio Ambiente, João Flávio da Rosa, essa é uma retaguarda essencial. “Nos responsabilizamos por todo o processo. O dono do pet deve ligar para o Cempra e levar o seu bichinho para ser avaliado. Depois disso ele é encaminhado para a clínica e nós fazemos o transporte de ida e volta”, explica. Para ter acesso ao serviço, o morador deve entrar em contato com o Cempra por meio do WhatsApp: (51) 99668-8549, de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 18h30, e na sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Para ser contemplado é necessário ir até o Centro Administrativo e apresentar, documentos: RG, CPF, comprovante de residência do tutor e comprovante de beneficiário de programa social (como a tarifa social de energia elétrica, cartão do Bolsa Família e cartão de transporte público, no caso dos idosos). Aposentados devem levar o demonstrativo do benefício.

Localizado no bairro Quatro Colônias, o Cempra atende demandas da comunidade quanto a cães e gatos de rua e de tutores de baixa renda comprovada, desde 2019, respeitando as normas do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul. Somente em 2020, foram mais de 1 mil atendimentos, entre castrações e consultas veterinárias.

Stephany Sander