person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Carnaval de São Paulo: mais de 94 mil pessoas conferiram os desfiles no Sambódromo do Anhembi

Os desfiles das escolas do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo ocorreram sexta e sábado. Ao todo 14 agremiações disputam o título que será divulgado na terça-feira

Mocidade Alegre desfilou neste sábado em São Paulo | Foto: Nelson Almeida / AFP

Os desfiles das escolas do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da Capital, foram marcados por apresentações impactantes e criativas. O tempo quente e sem chuva colaborou para o bom andamento das apresentações. Ao todo 14 agremiações disputam o título que será divulgado na próxima terça-feira. O desfile das vencedoras está previsto para o dia 17.

De acordo com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo, na noite de sexta-feira e na madrugada de sábado, 45.738 foliões acompanharam os desfiles e, de sábado para domingo, 48.510 pessoas passaram pelo local.

A abertura do primeiro dia ficou por conta da Camisa Verde e Branco, que retornou ao grupo especial após 12 anos. A escola levou para a avenida o samba-enredo Adenla – O Imperador nas Terras do Rei, que canta o poder e a fé dos africanos e dos negros brasileiros.

A segunda a desfilar foi a escola de samba Barroca Zona Sul. Com o samba-enredo Nós Nascemos e Crescemos no Meio de Gente Bamba, Por Isso que Nós Somos a Faculdade do Samba -50 anos de Barroca Zona Sul a escola celebrou os seu quinquagésimo, aniversário que será completado em agosto.

A Dragões da Real foi terceira e desfilar e teve como samba-enredo África – Uma Constelação de Reis e Rainhas.

A Independente Tricolor levou para a avenida o samba-enredoAgojie, a Lâmina da Liberdade!

A Acadêmicos do Tatuapé apresentou o samba-enredo Mata de São João - Uma Joia da Bahia Símbolo de Preservação! Entre Cantos e Tambores. Viva a Mata de São João!,

A Mancha Verde, vice-campeã do Grupo Especial em 2023, levou para o Anhembi o samba-enredo Do Nosso Solo Para o Mundo: o Campo que Preserva, o Campo que Produz, o Campo que Alimenta.

A última escola a se apresentar, a Rosas de Ouro teve como samba-enredo Ibira 70 - A Rosas de Ouro é São Paulo no Carnaval 2024 o aniversário de 70 anos do Parque do Ibirapuera.

Quem abriu a segunda noite foi a vice-campeã do Grupo de Acesso 1 de 2023, a Vai-Vai, que retornou ao Grupo Especial com um enredo sobre o hip hop de São Paulo e contou com a presença de Mano Brown e KL Jay,dos Racionais MC´s. O segundo carro da escola apresentou problemas e teve um princípio de incêndio controlado pelos membros da escola.

A Tom Maior cantou uma versão indígena do mito grego de Orfeu e Eurídice. O abre-alas da escola impressionou pelo tamanho e cores. Foram usadas estátuas robóticas gigantes de animais.

A Mocidade Alegre, atual campeã, teve como samba-enredo Brasiléia Desvairada. A bateria trouxe toques de frevo e maracatu. A ala das baianas chamou a atenção com um figurino inspirado por pedras de sabão.

Já a Gaviões da Fiel levou para a avenida o samba-enredo Vou te levar para o infinito, inspirado no enredo campeão de 1995. Arlequins e colombinas futuristas com fantasias espelhadas em uma nave espacial brilharam na comissão de frente.

A Águia de Ouro, quinta escola a desfilar, teve como samba-enredo Águia de Ouro nas Ondas do Rádio. Uma homenagem ao centenário do rádio que mostrou o impacto informativo e social do meio de comunicação. A escola destacou a carreia do radialista Eli Corrêa.

A Império de Casa Verde prestou homenagem à cantora Fafá de Belém com o samba-enredo Fafá, a Cabloca Mística em Rituais da Floresta. A cantora estava presente no último carro, com maquiagem indígena.

Com o dia amanhecendo foi a vez da Acadêmicos do Tucuruvi finalizar o último dia de desfiles do Grupo Especial. A escola levou para a avenida o samba-enredo Ifá. A bateria apresentou alguns ritmistas com atabaques que tiveram o som destacado durante as paradinhas feitas pelos integrantes do grupo.

Correio do Povo