person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Casco de plataforma está em obras em estaleiro chinês

Projeto estava inicialmente previsto para estaleiro em Rio Grande, no Sul do Estado

A Petrobras confirmou na terça-feira que o casco da plataforma P-71 está em obras no estaleiro chinês CIMC Raffles. O projeto estava previsto para o Estaleiro Rio Grande, no município de Rio Grande, no Sul do Estado, mas, em 2016, a empresa cancelou o contrato com a Ecovix. A Petrobras informou também que, no momento da licitação, não foram identificados no Brasil estaleiros com capacidade de atender à demanda de construção de um casco desse porte. “Com base no planejamento atual, há previsão de atendimento ao conteúdo local do contrato de concessão, e o casco tem previsão de entrega no fim de 2019”, diz o comunicado da estatal.

Segundo a Petrobras, a integração dos módulos da planta de processo no casco está prevista para ser feita no estaleiro Jurong, no Espírito Santo, onde também deverá ocorrer a construção de alguns módulos da plataforma. A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Rio Grande e São José do Norte disse lamentar que a construção da estrutura da P-71 não ficou na região Sul do Estado. De acordo com a entidade sindical, 60% do casco estaria pronto dentro do dique em Rio Grande, e a empresa tem a ideia de comercializar o material como sucata. 

A Petrobras confirmou a venda dos blocos já fabricados em Rio Grande como sucata. Em nota, a empresa explica que "por questões de ordem técnica e econômica, a alternativa de aproveitar os blocos já fabricados não é a que melhor atende aos interesses da Petrobrás e seus parceiros".


Angélica Silveira