person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Casos de dengue reduzem no Norte do RS, mas situação ainda é preocupante

Carazinho registra mais de 750 casos positivos da doença

Em Três Passos, o fumacê é uma das ações para eliminar mosquitos adultos e reduzir os casos de dengue | Foto: PMTP / Divulgação / CP

Apesar da redução no número de casos positivos de dengue nas cidades localizados na região Norte do Rio Grande do Sul, agentes de Saúde dos municípios continuam em alerta e seguem realizando ações no combate ao Aedes aegypti. O município de Carazinho, que pertence a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (6ª CRS), registra 769 casos positivos de dengue, segundo o último boletim divulgado pelo Setor de Vigilância Epidemiológica do município que possui 62,4 mil habitantes. O pico da doença ocorreu na segunda quinzena do mês passado, com mais de mil casos ativos.

Segundo a responsável técnica pelo Setor de Vigilância Epidemiológica, Márcia Helena Smaniotto, as notificações somam 1.600 e aguardam resultado 783. “Não tivemos óbitos, mas a situação ainda preocupa e equipes da Vigilância Ambiental mantém o trabalho de orientação, fiscalização e eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti”, observa.

Na área da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (2ª CRS), com sede em Frederico Westphalen, o maior número de casos de dengue ocorreu em Rodeio Bonito, chegando a 250 no mês de março. “Após intenso trabalho das equipes da área da Saúde combatendo o mosquito, promovendo mutirões de limpeza e de conscientização, conseguimos reduzir o número para 32 casos ativos nesta semana”, afirma o prefeito Paulo Duarte.

O prefeito disse que, neste ano, centenas de pessoas tiveram que ser medicadas no Hospital São José. “Enfrentamos momentos delicados, mas felizmente não tivemos óbitos e agora a situação está controlada, mas, mesmo assim, continuamos atentos”, observa. Duarte destaca, ainda a preocupação com a Covid-19 e mais ainda, com os casos de gripe H1N1.

Conforme a titular da 2ª CRS, Marly Vendrusculo, registra-se, atualmente, nos 26 municípios abrangidos pelo órgão, uma redução do número de casos de dengue. “Mas orientamos os municípios a se manterem alertas e atuantes, tanto em relação à Covid-19, dengue e também à necessidade de imunizar as pessoas contra a gripe”, destaca.

Em Três Passos, município que também pertence a 2ª CRS, a Secretaria de Saúde informa que prossegue o trabalho de pulverização nos locais onde há mais casos suspeitos de dengue. Nesta quarta-feira, o trabalho ocorre nas ruas Prudente de Moraes, Osvaldo Aranha, Travessa Costa e Silva, e quarteirões adjacentes, além do Centro da cidade, na avenida Júlio de Castilhos e quarteirões adjacentes. Na quinta-feira, a partir das 17h30h, o trabalho de pulverização será realizado no bairro Sulserra, nas ruas Rocha Pombo, Castro Alves, Miraguaí e quarteirões adjacentes.

Agostinho Piovesan