person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Caxias contabiliza prejuízos com 23 contêineres de lixo danificados em 2023

Cidade soma 12 equipamentos amarelos queimados em uma noite

| Foto: Codeca / AFP / CP

A cidade de Caxias do Sul vem sofrendo uma onda de vandalismo durante as noites. Na última quinta-feira, 12 contêineres amarelos usados para o descarte dos resíduos seletivos foram incendiados. 

Destes, oito no Bairro Jardim América. Há registros também nos bairros Madureira, Bela Vista e São Leopoldo. Desde o começo do ano, 23 equipamentos já foram afetados. 

Conforme o Executivo, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) contabiliza 109 unidades de plástico queimadas no ano passado e 119 em 2021. Cada equipamento custa em média R$ 2 mil. Em 2022, a companhia adquiriu 380 novos contêineres amarelos para substituir os vandalizados e avariados

No final do dia, o prefeito Adiló Didomenico voltou a reafirmar seu entendimento de que há um grupo agindo de forma organizada com o propósito de desacreditar e destruir a Codeca. “Caxias do Sul é a única cidade de médio porte que detém o controle da coleta e destinação do lixo, do saneamento e do abastecimento de água. Isto incomoda setores que atuam nestas atividades. Mas vamos resistir contra estas investidas”, afirmou.

 

Correio do Povo