person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Caxias do Sul chega ao 100º paciente beneficiado com plasma convalescente

Terapia contra a Covid-19 é oferecida pelo Hemocentro Regional desde maio

Estudo diz que em todos os pacientes a incidência da doença grave foi cortada pela metade | Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), alcançou, nesta quarta-feira, a marca de 100 pacientes beneficiados com plasma convalescente. A terapia passou a ser utilizada como uma alternativa de tratamento para a Covid-19, por meio do plasma coletado de pessoas que testaram positivo para a doença e já estão recuperadas.

Até o momento, 244 candidatos se inscreveram para doar, sendo 151 homens e 93 mulheres. Desses, após entrevista e triagem, 114 foram considerados aptos para realizar o procedimento. A primeira coleta foi realizada em 22 de maio. Ao longo do procedimento, foram 139 bolsas coletadas por meio de aférese e 39 por meio de sangue total, as quais beneficiaram 58 homens e 42 mulheres.

O diretor geral da SMS, Mário Taddeucci, lembra que desde o início da pandemia, quando o plasma convalescente surgiu como forma de terapia, a pasta iniciou com os estudos para coleta. “Temos uma equipe multiprofissional muito qualificada que abraçou mais essa causa. Além disso, queremos agradecer também a todos que se dispuseram a doar, os quais, além dos momentos difíceis que enfrentaram, são nossos parceiros nessa luta”, disse.

As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do WhatsApp (54) 9929-7491. O Hemocs atende de segunda a quarta-feira, das 8h às 19h, sem fechar ao meio dia. Quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, também sem fechar ao meio dia e, aos sábados, das 8h até 12h, na rua Ernesto Alves,2260, ao lado da UPA Central.

Celso Sgorla