person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Caxias do Sul intensifica plano de redução de perdas de água

Dados iniciais apontam que já foram realizados 328 testes de vazão

Trabalho é realizado pelos servidores durante a noite das 20h às 5h | Foto: Ana Paula Rossi / Divulgação / CP

Há três meses, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) passou a contar com uma equipe exclusiva para pesquisa de vazamentos em Caxias do Sul, a fim de intensificar o plano de redução de perdas reais, quando a água não chega ao consumidor final em função de rupturas nas redes.

Dados iniciais apontam que já foram feitos 328 testes de vazão. A partir deles, foram localizados 65 vazamentos e realizados 56 reparos. Entre eles, 26 trocas de ramal; 14 consertos de ramal; 10 consertos de rede; e 6 registros foram instalados.

O trabalho é realizado pelos servidores durante a noite das 20h às 5h. Nesse período, a equipe realiza a vistoria e limpeza dos registros de rua para efetuar os testes. Em seguida, cada registro é fechado para verificar a variação de vazão no macromedidor, a qual pode ser acompanhada no sistema do Samae por meio de um tablet. Após os testes, o processo de geofonamento é realizado nos trechos que apresentam maior diferença de vazão. Para isso, a equipe utiliza um equipamento chamado geofone que identifica ruídos provocados por vazamentos nas redes de água.

A engenheira Mariana Baratter Nascimento salienta que “em função da escassez hídrica, vivenciada principalmente nesse último período, a autarquia está investindo em obras de substituição de redes antigas, pesquisa e conserto de vazamentos, dentre outras ações para reduzir as perdas de água e garantir o abastecimento de água da cidade”. Ainda conforme Mariana, durante o período avaliado, houve redução de, aproximadamente, 24 litros por segundo (L/s) de perdas de água.

Celso Sgorla