person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Caxias do Sul revoga decreto que racionaliza uso da água

Volume de precipitação registrado nos últimos dias trouxe reflexos positivos nas condições de disponibilidade hídrica dos mananciais

| Foto: Ana Paula Rossi / Divulgação / CP

Após registrar um alto volume de chuvas, o que possibilitou a recuperação dos níveis das barragens do município de Caxias do Sul, o decreto que racionalizava o uso da água apenas para fins essenciais foi revogado pela prefeitura. Nas medições realizadas pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) nos dias 4 e 5 de maio, a represa da Maestra está com 100% de sua capacidade; Faxinal com 83,06%; Complexo Dal Bó com percentual de 89,19%; Marrecas com 91,24%; e Samuara com nível de 100%.

Conforme o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, o volume de precipitação registrado nos últimos dias trouxe reflexos positivos nas condições de disponibilidade hídrica dos mananciais. “Os reservatórios apresentaram uma boa recuperação, o que possibilitou a revogação do decreto que estava vigente desde 25 de janeiro deste ano. Durante esse período, 730 notificações e um auto de infração foi lavrado”, contabiliza.

“O decreto foi revogado, mas a população deve seguir economizando. Afinal, a água é um bem finito”, finaliza.

Celso Sgorla