person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Centro de Controle de Operações inicia atividades em Canoas para qualificação da iluminação pública

IP Canoas Concessionária Iluminação Pública S.A. entra em operação para agilizar a manutenção e substituição de lâmpadas em mais de 30 mil pontos da cidade

| Foto: Vinicius Thormann / Prefeitura de Canoas / CP

Inaugurado oficialmente em Canoas, o Centro de Controle de Operações, sob responsabilidade da IP Canoas Concessionária Iluminação Pública S.A., entrou oficialmente em operação na terça-feira para agilizar a manutenção e substituição de lâmpadas em mais de 30 mil pontos da cidade e auxiliar a Administração a reduzir em mais de 60% os gastos com a iluminação pública, bem como qualificar e iluminar ainda mais os espaços públicos do Município. Esses são apenas alguns dos benefícios que a população vai ter com a Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública, cujo contrato foi assinado em setembro do ano passado, mas que a ordem de início dos serviços foi assinada pelo prefeito em exercício Nedy Marques nesta semana.

Com isso inicia imediatamente a substituição de mais de 30 mil lâmpadas por tecnologia de LED. Os moradores poderão fazer os pedidos de forma online pelo site. A IP Canoas Concessionária terá um prazo de 48h para atender à demanda da população. A ideia da PPP é tornar o Município mais acolhedor, inteligente, seguro, sustentável, garantindo maior desenvolvimento econômico e qualidade de vida para a população.

“Depois de uma longa caminhada para estruturar este projeto, estamos tirando do papel a PPP da Iluminação, que vai revolucionar a iluminação na cidade, permitindo que todo o sistema seja ampliado e modernizado com 100% das luminárias LED. Uma cidade mais iluminada contribui com a segurança pública, valoriza os espaços públicos, favorece o desenvolvimento econômico e proporciona mais bem-estar à população”, ressalta o prefeito em exercício.

A PPP vai proporcionar, também, a redução dos custos de operação e manutenção do parque de iluminação e a diminuição do impacto ambiental e dos níveis de criminalidade na cidade. O início da operação da PPP também deve alavancar o desenvolvimento econômico e de oferta de serviços no horário noturno. O projeto, agora em desenvolvimento, propõe tornar Canoas uma cidade mais inteligente, beneficiando todas as áreas, incluindo segurança, mobilidade, transporte, economia e a capacidade de comunicação.

“O grande diferencial desta PPP é o sistema de telegestão em 100% dos pontos de iluminação pública, possibilitando o monitoramento de toda a cidade através do Centro de Controle de Operações”, salienta a diretora de operações da IP Concessionária, Daniela Cordeiro. A ferramenta possibilita maior celeridade e qualidade nos serviços prestados aos canoenses, organizando e agilizando a resolução dos problemas de iluminação, como a troca de lâmpadas queimadas.

A concessão é de 24 anos e o valor total do contrato é de R$ 137.320.993,85. Serão desenvolvidos e implantados projetos de iluminação cênica (com efeito artístico) em prédios históricos, pontos turísticos, praças e parques. A IP Canoas Concessionária é composta pelas empresas Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, STE Serviços Técnicos de Engenharia S.A., GCE S.A., RH Engenharia Ltda., SEVEN Engenharia e Consultoria Elétrica Ltda., Empresa Man e Operação de Energia Elétrica Gaúcha Ltda. e Expresso Charqueadas Transportes Ltda.

Fernanda Bassôa