person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ceran realiza testes com o sistema de sirenes instalados em hidrelétricas no rio das Antas, na Serra

Teste atende às exigências estabelecidas pela Política Nacional de Segurança de Barragens

As UHE de Monte Claro e 14 de julho abrangem oito municípios da Serra | Foto: Ceran / Divulgação / CP

A Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) realiza, entre os dias 25 e 29 de abril, testes com o sistema de sirenes instalados nas Usinas Hidrelétricas (UHE) de Monte Claro e 14 de julho, ambas instaladas no rio das Antas. As sirenes serão testadas para avaliar a eficácia do sistema. A companhia ressalta que os moradores, que habitam o trecho a jusante das barragens, deverão ouvir os alarmes neste período, mas sem a necessidade de evacuação de suas casas.

O sistema de sirenes faz parte do protocolo da Zona de Autossalvamento (ZAS) da usina. O espaço é localizado na região abaixo da barragem, com distância menor que 10 quilômetros e tempo de chegada da água menor que 30 minutos, em caso de rompimento da barragem. O Sistema de Alerta será acionado somente se houver risco de rompimento da barragem. Em caso de cheias, a Usina adota outras medidas, como entrar em contato com as Defesas Civis do Estado e dos municípios abaixo da barragem.

O teste atende às exigências estabelecidas pela Política Nacional de Segurança de Barragens, regida pela lei n° 12.334, cujo objetivo é garantir a observância de padrões de segurança de barragens. As UHE de Monte Claro e 14 de julho abrangem os municípios de Nova Roma do Sul, Nova Pádua, Flores da Cunha, Farroupilha, Pinto Bandeira, Bento Gonçalves, Veranópolis e Cotiporã.

Celso Sgorla