person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Cerimônia homenageia médicos com 50 anos de profissão em Porto Alegre

Evento foi retomado após dois anos de pausa, devido à pandemia

O presidente do Cremers, Carlos Sparta, discursando na solenidade de premição. | Foto: Fabiano do Amaral

Uma homenagem aos profissionais que completaram 50 anos de profissão. Essa foi a finalidade da condecoração  promovida pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) promovida na quarta-feira, às 18h, no Teatro da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), em comemoração ao Dia do Médico.  A honraria, expressa em uma medalha e um certificado do Mérito Médico , foi entregue aos médicos que se formaram nos anos de 1970 e 1971. O evento foi retomado após dois anos de pausa devido à pandemia. A última edição, ocorrida em 2019.

A cerimônia foi acompanhada pelos familiares dos agraciados, que ocuparam quase todos os lugares do espaço. Cada nome chamado para subir ao palco, era ovacionado com aplausos entusiasmados da plateia e dos colegas de profissão. 

Após a entrega das condecorações, alguns representantes da classe fizeram uso da palavra. O presidente do Cremers, Carlos Sparta, ressaltou a importância do legado desses profissionais para a geração presente e futura, lembrando que o conhecimento e a atualização era muito mais restrita no passado do que hoje. “E um reconhecimento para tudo que esses profissionais fizeram pela nossa categoria e pela saúde dos gaúchos", disse.

Foto: Fabiano do Amaral

O secretário Municipal da Saúde, Mauro Sparta, que é pai do dirigente da entidade, enfatizou a importância do trabalho médico e contou que voltava da inauguração da emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). “ Essas ações tornam o SUS mais sustentavel”, relatou.  

O médico e deputado estadual, Thiago Duarte, aproveitou a oportunidade e comentou que nesta legislatura, ele e mais dois médicos serão os únicos profissionais da saúde na Assembleia Legislativa Gaúcha, sendo que ele é o único que permanece atendendo pacientes. “Precisamos estar mais na política pois é lá que ocorrem decisões que ajudam o nosso trabalho e os nossos pacientes, que merecem um tratamento humanizado”, mencionou.

Na quinta-feira, serão agraciados profissionais  formados em 1972.  O Cremers possui 53.262 médicos registrados, sendo 36.424 ativos. Destes, 1.808 possuem mais de meio século de profissão.

Taís Teixeira