person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Chapecó restringe funcionamento de comércio e circulação em espaços públicos

Município registrou 336 novos casos de coronavírus no último fim de semana

Município registrou 336 novos casos de coronavírus no último fim de semana | Foto: Prefeitura de Chapecó / Divulgação / CP

Em mais uma ação municipal que visa controlar a disseminação do coronavírus, entrou em vigor, nesta segunda-feira, o decreto que estabelece o fechamento dos serviços considerados não essenciais às 22h em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Segundo o prefeito Luciano Buligon, a restrição, das 22h às 5h, permanece até a meia-noite do dia 31 de dezembro.

“Temos que conter o aumento do número de casos de coronavírus, sendo que somente no final de semana tivemos 336 novos casos e chegamos a 13.656 nesta segunda-feira”, disse. Também a partir da segunda-feira as praças e parques estarão fechados e não poderá haver circulação de pessoas nesses locais.

O Poder Público informou que as limitações não incluem a circulação de pessoas em casos de necessária ao atendimento de situação de emergência, ao percurso de ida e volta do trabalho. Igualmente, a medida não afeta o funcionamento de atividades e serviços essenciais, entre as quais, saúde, assistência social, segurança pública e privada, defesa civil, transporte de passageiros, atividades de água, esgoto e energia elétrica, além da produção, comercialização e entrega de alimentos, bebidas, produtos de saúde e higiene, vigilância sanitária, serviços bancários e postais, transporte aéreo, aquático, terrestre e de cargas e atividades da imprensa.

O trabalho de fiscalização do cumprimento das regras estabelecidas no decreto ficará a cargo das equipes de Vigilância Sanitária, das equipes de Segurança Pública e das equipes de Fiscalização vinculadas à Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade (SEDEMOB).

Novos casos

Chapecó registrou 366 novos casos de coronavírus no fim de semana. Com isso, o total de pessoas que tiveram diagnóstico positivo para Covid-19 passou de 13.290 de sexta-feira para 13.656 nesta segunda-feira. Destes casos, 1080 estão ativos e 12.460 são considerados recuperados. Há 1.159 pacientes que aguardam resultados de exames.

Nos hospitais de Chapecó, há 91 pessoas internadas. são moradores de Chapecó e região Oeste de SC que tiveram diagnóstico positivo ou estão com suspeita de Covid-19. Dos 91, 46 estão na UTI e 45 em leitos de enfermaria. Dos pacientes que estão na UTI Covid, 35 estão no Hospital Regional do Oeste (HRO), com isso a taxa de ocupação é de 100%. Os outros 11 estão na Unimed, onde a taxa de leitos ocupados é de 79%. São 35 leitos habilitados na rede pública e 35 na rede privada.

Já dos 45 internados de enfermaria, 24 pacientes estão no HRO, onde a taxa de ocupação é de 83%. Na rede privada, com 21 pessoas internadas, a ocupação é de 55%. No final de semana Chapecó confirmou três óbitos em decorrência da Covid-19. O número de mortes em dezembro soma 23.

Agostinho Piovesan