person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Chuva com raios suspende operações no Aeroporto Salgado Filho por mais de uma hora

Defesa Civil de Porto Alegre emite alerta para possibilidade de chuvas volumosas e inundações em regiões ribeirinhas

Chuva causou também causou alagamentos em ruas do Centro Histórico de Porto Alegre | Foto: Ricardo Giusti

Apesar de uma intensidade menor do que a registrada na última semana, a chuva retornou a Porto Alegre na tarde desta segunda-feira. De acordo com a MetSul Meteorologia, o nível do Rio Guaíba chegou a 2,61 metros por volta das 14h30min, dez centímetros a mais do que na medição realizada durante a manhã.

Alagamentos foram registrados em ruas de diversos bairros da Capital, principalmente no Centro Histórico, causando problemas pontuais no trânsito. Além da chuva, raios também causaram transtornos durante a tarde. A Fraport comunicou que este foi o motivo pelo qual o Aeroporto Salgado Filho ficou das 14h18min às 15h29min com operações suspensas.

Durante o período, quatro aeronaves que pousaram na pista do aeroporto ficaram aguardando estacionamento e outras sete foram orientadas a aguardar a decolagem. Em um destes aviões estava o ex-vice-governador Ranolfo Vieira Júnior. Ele comunicou em seu Twitter que ficou aguardando por mais de 40 minutos dentro da aeronave, que esperava para decolar em direção à Curitiba. 

Defesa Civil emite alerta

O retorno da instabilidade e da previsão de mais chuva durante a semana fez com que a Defesa Civil de Porto Alegra emitisse um alerta no início da tarde de hoje para inundações em regiões ribeirinhas. Segundo a nota, o Guaíba atingiu a cota de inundação na Ilha da Pintada. 

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) reativou, de maneira preventiva, o abrigo montado na Ilha Grande dos Marinheiros. “O Guaíba continua elevado pois o vento está soprando na direção Sul, prejudicando o escoamento. Estamos organizados para acolher as pessoas que necessitarem”, destacou o coordenador, Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior.

O alerta cita ainda que moradores que residem em áreas de risco busquem ajuda e abrigo com familiares ou nos alojamentos montados pela Prefeitura. A Unidade de Saúde da Ilha da Pintada segue fechada em função dos alagamentos.

Rodrigo Thiel