person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Cidades do Vale do Taquari e Serra Gaúcha registram granizo e forte chuva

Casas foram danificadas por causa das quedas de granizo e houve desmoronamento devido as fortes chuvas

Uma casa em Gramado, no bairro Várzea Grande, foi interditada após desmoronamento de terra. | Foto: Cássio Junior/Especial/CP

Os primeiros dias da primavera estão sendo marcados pelas quedas de granizo e chuva forte em diferentes cidades do Vale do Taquari e Serra Gaúcha. Na manhã deste domingo, foi registrado queda de granizo em Farroupilha, Teutônia e Bom Retiro do Sul.

Em Gramado, a Defesa Civil atendeu três chamados de desmoronamento, devido às fortes chuvas. Uma casa, na Várzea Grande, foi interditada após desmoronamento de terra. Os moradores foram para a casa de parentes e aguardam laudo sobre o muro da residência que sofreu danos por causa do grande volume de água. Um trecho da avenida do Trabalhador também precisou ser isolado por questões de segurança e será construído um muro de contenção.

Já em Teutônia, a Defesa Civil informou quatro atendimentos devido as quedas de granizo na cidade. Foram fornecidos lonas.

De acordo com a Defesa Civil do RS, permanece o risco de temporais isolados com queda de granizo e rajadas de vento que podem passar dos 90 km/h durante as tempestades na Campanha, Centro, Vales, Região Metropolitana, Serra e Litoral Norte. Os acumulados variarão entre 25 e 35 mm/dia, chegando pontualmente aos 70 mm/dia nos Vales e Leste gaúcho.

A Metsul Meteorologia reforça a preocupação com as inundações e a elevação dos rios e do Guaíba devido à permanência da chuva e a formação de um ciclone extratropical – previsto para terça-feira – que vai reforçar instabilidade com chuva intensa, ventania e tempestades severas.

Paula Maia