person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Começa a dragagem no Porto do Rio Grande

Trabalho deverá durar dez meses e terá custo de R$ 300 milhões

A dragagem começou na segunda-feira | Foto: André Zenobini / Porto do Rio Grande / CP
Teve início na segunda-feira a dragagem do canal de acesso ao Porto do Rio Grande. O trabalho deverá durar os próximos dez meses e teve a autorização de início dos serviços assinada na última semana, com a presença do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro. A dragagem deve retirar 16 milhões de metros cúbicos de sedimentos do canal de navegação e terá um custo de R$ 300 milhões.

A draga Pearl River chegou em Rio Grande na última sexta-feira. Na tarde dessa segunda-feira, a draga deixou o Porto Novo em direção ao primeiro trecho que será dragado. Pela manhã, uma reunião entre representantes do consórcio e do Grupo de Trabalho composto por técnicos da Superintendência do Porto e da Universidade Federal do Rio Grande serviu para alinhavar os monitoramentos ambientais. “Nossa principal preocupação é a realização de uma dragagem ambientalmente segura”, afirma o diretor superintendente do Porto, Janir Branco. O início do trabalho foi no Superporto.

A Pearl River tem a capacidade de dragar 24 mil metros cúbicos em uma única viagem. A embarcação tem 182 metros de comprimento e 28 de largura. Ela pode chegar a uma velocidade de até 15 nós. A dragagem conta com o monitoramento da qualidade da água a partir de sensores que discriminam os locais dragados, programa de monitoramento da área de descarte e utilização de traçadores. 

Angélica Silveira