person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Comerciantes entregam manifesto à prefeitura de Estância Velha por retorno à bandeira laranja

Prefeitos do Vale do Sinos tentam sensibilizar governo do Estado para modificar avaliação da região

| Foto: PMEV / Divulgação / CP

Prefeitos das cidades da região do Vale do Sinos tentam sensibilizar o governo do Estado para que a região retorne a bandeira laranja nos próximos dias. Em Estância Velha, um grupo de comerciantes entregou um manifesto à prefeitura nessa quinta-feira.

No documento, o grupo reclama sobre o fechamento do comércio no município devido às determinações impostas pela bandeira vermelha do plano de Distanciamento Controlado do governo do Estado em relação ao combate à Covid-19. Representantes do grupo, que fez uma carreata até o Centro Administrativo, foram recebidos pelos secretários da Administração e Segurança Pública, Esequiel Borges Vieira, e da Saúde, Vitor Berlitz.

O manifesto também será acrescentado ao dossiê que a administração municipal está preparando para encaminhar a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), entidade que representa o município junto ao Governo do Estado na tentativa de volta a bandeira laranja, que flexibiliza determinações impostas pelo governador Eduardo Leite.

Campo Bom 

Em Campo Bom, o prefeito Luciano Orsi enviou ofício para o governador Eduardo Leite solicitando o restabelecimento da bandeira laranja no município. No documento ele destaca a estrutura de atendimento da cidade e diz estar apto para demandas mais intensas, caso ocorram. Ele ainda elencou no documento, os recentes investimentos realizados no Hospital Lauro Reus que melhoraram a estrutura permitindo regresso de bandeira, como o aumento no número de leitos de UTI disponíveis para Covid-19 que pulou de dois para cinco, e a existência de três leitos de retaguarda que também podem ser utilizados para pacientes semi intensivos.

Uma das ênfases do ofício diz respeito ao número de respiradores disponíveis que eram nove e agora somam 20 aparelhos. Para o dia 3 de julho, o ofício indica que o Hospital Lauro Reus passará a contar também com um total de 30 leitos clínicos e cinco leitos pediátricos para pacientes de coronavírus. 

A preocupação do prefeito é relativa ao impacto da bandeira vermelha na economia da cidade, por isso a necessidade de manter a abertura do comércio local. “O critério utilizado pelo Governo do Estado restringe o funcionamento do comércio em municípios com situação controlada, como Campo Bom, punindo os pequenos empresários, os quais, justamente vêm cumprindo as normas sanitárias pertinentes”, justifica.

Stephany Sander