Outros assuntos ainda serão incluídos na pauta do encontro em Brasília, como a solução para a situação da judicialização que causou a paralisação das balanças da rodovia, a agilidade na abertura do edital para viabilizar a inclusão da via no plano de concessões, o concurso para aumentar o efetivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em pelo menos 300 servidores ou a adoção de um plano de contratação de pessoal aposentado. O trecho a ser duplicado, entre os municípios de Eldorado do Sul e Pantano Grande, abrange 115,5 quilômetros, divididos em quatro lotes.
O coordenador da Frente Parlamentar pela Duplicação da BR 290, Luiz Fernando Mainardi, salienta a necessidade de reforçar a mobilização da comunidade. “A BR 290 é uma rodovia essencial para o desenvolvimento do Estado”, disse. O presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, deputado Frederico Antunes, defende a duplicação do orçamento para a manutenção e uma solução nas pendências para seguir o estudo de viabilidade para a concessão da rodovia federal.
Conforme o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Hiratan Pinheiro da Silva, o valor atual do orçamento é de R$ 755 milhões. Destes, foram investidos 10%, o que possibilitou o início das construções de viadutos em Charqueadas e Pantano Grande e o pagamento de desapropriações. Além disso, somente para a manutenção e sinalização da rodovia, o valor de R$ 356 milhões previsto para este ano terminou na segunda quinzena de outubro. Para 2018, devem ser destinados R$ 333 milhões. O Dnit pede suplemen-tação orçamentária para que a BR permaneça trafegável.
O limite de tráfego da rodovia é de 11 mil automóveis por dia, mas o movimento atual é de 20 mil carros e caminhões. Entre 2010 e 2016, foram 2.111 acidentes, com 112 mortes e 400 feridos graves, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Correio do Povo