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Verão

Especial

Comunidade do Noroeste gaúcho se mobiliza por asfalto na ERS 305

Reivindicação é para que os trechos entre Horizontina, Três Passos e Crissiumal recebam investimento

Obra na via estadual é considerada importante para o desenvolvimento regional | Foto: Paulo Roberto Staziaki / Divulgação / CP

Há mais de 20 anos a população do Noroeste do Estado reivindica o asfaltamento da ERS 305, no trecho que liga as cidades de Horizontina, Crissiumal e Três Passos. Neste mês, a mobilização de lideranças regionais reativou a luta pela obra.

O movimento é liderado pela Associação de Câmaras de Vereadores da Região Celeiro. O presidente da entidade e vereador de Três Passos, Arlei Tomazoni, destaca que o anúncio de investimentos feito pelo governo estadual, na semana passada, não contemplou o trajeto mais crítico da ERS 305. “Estão previstas no orçamento do Estado apenas melhorias no trecho que já tem asfalto, entre Tuparendi e Horizontina. Para a parte em direção a Crissiumal, sem asfalto e de maior interesse da região, não há previsão”.

Segundo o vereador, trata-se de uma rodovia importante para o desenvolvimento das cidades e que encurta distâncias para a população e empresas. “Temos várias demandas no que se refere à logística, porém precisamos priorizar. Esta é a mais importante no momento.”

A estrada, de 89 quilômetros, encurta caminhos entre as regiões das Missões, Fronteira-Noroeste e Celeiro e o Oeste de Santa Catarina, gerando potencial desenvolvimento para uma população de mais de 200 mil pessoas. Na ERS 305, o trecho de Tuparendi ao perímetro urbano de Horizontina tem asfalto. No seguinte, dentro do território de Horizontina, a via teve a base pronta, mas a obra foi abandonada antes de receber a última camada de pavimento. Os trechos que necessitam de asfaltamento são de Horizontina na direção a Crissiumal e Três Passos.

O vice-prefeito de Horizontina, Jones Jehn da Cunha, destaca que, além dos trechos sem asfalto, o Departamento Autônomo de Estradas se Rodagem (Daer) não consegue realizar manutenção ou melhorias. “Nós queremos que esta obra seja pelo menos incluída em um Plano de Desenvolvimento do Estado. Precisamos de um prazo. É uma estrada importante para o escoamento de grãos.” Uma audiência com a comitiva que reivindica as obras estava prevista para esta quinta-feira, na Secretaria Estadual de Logística e Transportes, em Porto Alegre.

O Daer informou, em nota, que no momento a prioridade do governo do Estado é finalizar as obras que estão em andamento ou próximas de conclusão. “Assim que outros recursos forem liberados, um novo estudo e cronograma de obras será realizado para atender às demandas estaduais. Por enquanto, as rodovias receberão manutenção por meio do contrato de Conserva Rotineira da Superintendência Regional do Daer, de Santa Rosa." A nota diz ainda que, na segunda-feira, ocorreu o pregão para a escolha da empresa que ficará responsável pelas obras. A contratação deve ser aprovada pelo Conselho Administrativo do Daer, nos próximos dias, para ser encaminhada à Procuradoria-Geral do Estado para homologação. Após, será dada a ordem de início dos trabalhos. 

Felipe Dorneles