person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial oferta aulas de português para imigrantes

As aulas acontecem no segundo piso do Centro Administrativo, em dois horários diferentes

Há duas turmas que se alternam na quarta-feira no horário das 9h às 10h | Foto: Fabiana de Lucena / Divulgação / CP

A Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial, de Caxias do Sul, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, em parceria com o professor voluntário Otiniel Alves Borges, está oferecendo aulas de português para os imigrantes através do projeto Falar Por Mim Mesmo.

As aulas acontecem no segundo piso do Centro Administrativo, em dois horários diferentes, um para imigrantes de língua espanhola e outro para imigrantes de língua francesa. Em um segundo momento, as aulas passaram a ser ministradas no CRAS Leste, onde há um grande número de atendimento a haitianos. Porém, devido a grande adesão dos usuários, o curso teve que voltar à prefeitura. Durante as aulas, o professor tem a disposição serviço de internet para a realização dos exercícios e a localização central se torna muito prática para o acesso dos imigrantes.

Há duas turmas que se alternam na quarta-feira no horário das 9h às 10h. Sendo que, uma turma contempla os alunos iniciantes e, na outra semana, os alunos considerados avançados, totalizando 12 alunos atendidos. "Precisamos aumentar o número de turmas, pois a procura é grande, havendo fila de espera. Queremos reforçar o projeto para o ano que vem com mais professores e estamos abertos a parcerias com escolas de idiomas e universidades. O interesse deles em aprender e em falar por eles mesmos é grande, e o nosso dever como Proteção Social é estimular, encorajar essa capacidade de desenvolvimento”, informa a titular da Coordenadoria, Alessandra Pereira.

Para a realização das aulas o distanciamento social é mantido, há a medição de temperatura na entrada do prédio e o uso de álcool é solicitado.

Celso Sgorla