person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Correio do Povo recebe homenagem na Câmara de Vereadores de Porto Alegre pelos 128 anos

Proposição dos vereadores do Republicanos, Alvoni Medina e José Freitas

| Foto: Ricardo Giusti / CP

Durante a sessão plenária desta segunda-feira, na Câmara de Porto Alegre, o Correio do Povo recebeu uma homenagem pelo seu aniversário de 128 anos, celebrados no domingo, dia 1º de outubro. De proposição dos vereadores do Republicanos, Alvoni Medina e José Freitas, o jornal foi felicitado pelos demais parlamentares.

“São 128 anos reafirmando compromissos com os tempos e com a sua essência: nunca deixar de lado a sua história”, falou um dos proponentes, vereador Medina, que também ressaltou a “forte aparição digital e a presença em redes sociais”. Definindo o Correio do Povo como um “patrimônio do Rio Grande do Sul”, José Freitas relembrou que o seu pai, mesmo aos 92 anos, “lia todos os dias o jornal de capa a contracapa”.

Em seguida, os vereadores de diferentes partidos fizeram menções ao periódico e também relataram suas experiências particulares. O vereador Pedro Ruas (PSol) relembrou que frequentou a redação do Correio do Povo desde os três anos de idade, quando seu pai era editor de economia. “Aprendi a ler com as páginas do Correio do Povo”, disse Ruas. Já o vereador Cassiá Carpes (PP) ressaltou que o fato de o jornal ser mais velho do que os times Grêmio e Internacional “mostra a sua grandeza”. Jornalista por formação, a vereadora Mônica Leal (PP), enfatizou a relevância do veículo de comunicação. “União e qualidade sem nunca abrir mão da ética jornalística”, disse. 

Entre as manifestações, o vereador Márcio Bins Ely (PDT) ressaltou o Correio do Povo como “um legado de transparência, de informação e prestação de serviços à sociedade”. Em nome do fotógrafo Ricardo Giusti, o vereador Ramiro Rosário (PSDB) saudou todos os funcionários do Correio do Povo. “É fundamental que tenhamos vocês sendo os olhos e ouvidos da sociedade”, enfatizou. “Nós estamos aqui com um jornal que tem isenção, que dá espaço para todos e tem uma história que temos que preservar”, comentou Aldacir Oliboni (PT). 

O novo presidente do Correio do Povo, Marcelo Dantas, reafirmou a importância da transmissão da verdade. “Temos o compromisso de informar, levar a verdade e rechaçar, tirar das nossas linhas as fake news”, disse. Na mesma linha, em sua manifestação, o diretor de redação, Telmo Flor, declarou que “o Correio do Povo está aberto para todas as manifestações” e vai “continuar contribuindo com a missão de distribuir informação de qualidade”.

Os dirigentes também recordaram o primeiro editorial do Correio do Povo, publicado em 1º de outubro de 1895 pelo fundador Francisco Antônio Caldas Júnior, que é referência para a atuação na redação do jornal. Também compuseram a mesa na Câmara de Vereadores, representando o jornal, além de Telmo Flor e Marcelo Dantas, o diretor da Rádio Guaíba, Claudinei Girotti, o diretor-presidente do Grupo Record RS, Gustavo Paulus, e o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer.

Correio do Povo