person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Crianças cultivam novos valores durante plantio de hortaliças em Sapucaia do Sul

Projeto "Eu planto, eu cuido, eu colho e eu consumo" é realizado na EMEI Hugo Gerdau

Terreno conta com 16 canteiros e é usado como sala de aula pela professora Vanessa de Bona juntamente com cerca de 130 crianças | Foto: Fernanda Bassôa / Especial / CP

A pandemia do novo coronavírus afetou diversos setores e segmentos da sociedade e na rede de ensino isso não foi diferente. Ao retornarem para as atividades presenciais, professores da rede municipal de Sapucaia do Sul precisaram, de uma forma criativa, reinventar o sistema de aprendizado, criando planejamentos pedagógicos mais atrativos e muito mais flexíveis. Na EMEI Hugo Gerdau, as professoras se apropriaram de um dos canteiros disponíveis ao lado de ESF Fortuna para plantar não apenas verduras e hortaliças, mas também cultivar novos olhares e outros valores sobre a vida.

O projeto “Eu planto, eu cuido, eu colho e eu consumo”, que iniciou no pátio da escola em 2019 e que precisou ser interrompido diante da chegada do coronavírus, agora, é desenvolvido em um espaço muito maior sob os olhos da agente comunitária de saúde, Marinês Zarpelon. “Esse espaço iniciou com a ideia de um canteiro para cultivar chás. Em quatro anos tomou proporções maiores e, hoje, muito do que se planta aqui serve de sustento para famílias do bairro. Tanto para o consumo, quanto para a renda familiar. Além disso, é um espaço de envolvimento e compromisso. Cada um cuida do que é seu e isso vale para as crianças também. Desenvolvimento de valores e de uma alimentação saudável.”

O terreno, que atualmente conta com 16 canteiros, é usado como sala de aula pela professora Vanessa de Bona juntamente com as cerca de 130 crianças, de 2 a 4 anos, atendidas pela escola. No local, os pequenos estudantes plantam, cultivam, colhem e levam para consumir em casa, junto com seus familiares. De acordo com Vanessa, é um exercício onde se incentiva uma alimentação saudável em contato com a natureza. “Eles aprendem que a beterraba não surge na embalagem do mercado, que a salada de alface fica bem mais gostosa quando é cuidada por nós. É gratificante ver que eles desenvolvem esse novo olhar.” O projeto, de acordo com a professora, tem como objetivo fazer com que as crianças se reconheçam como parte da comunidade, exercitando o contato e interesse com a natureza, fomentando o prazer de lidar com a terra e utilizando o espaço para conhecimento e valorização do cultivo orgânico.

A Prefeitura de Sapucaia do Sul informa que atualmente o município conta com seis Hortas Comunitárias em pleno funcionamento. Elas são encontradas nos bairros Fortuna, Colina Verde, Bela Vista, Ipiranga, Anchieta e Recanto das Rosas e beneficiam cerca de 100 famílias. O plantio nestes bairros fomenta a produção de alimentos para autoconsumo, geração de renda com excedentes, fortalecimento de vínculos comunitários, melhora a sensação de pertencimento ao local onde se está inserido e melhora a paisagem local. Os moradores contam com o apoio da Diretoria da Agricultura da Secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura e Abastecimento, EMATER, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria da Saúde e Secretaria de Meio Ambiente.

Fernanda Bassôa