person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

CTG Estância da Azenha completa 40 anos de fundação

Aniversário será comemorado com um grande baile neste sábado com animação de Lincon Ramos e Grupo

CTG foi fundado em 1º de dezembro de 1983 e atualmente tem como patrão Clóvis Carus | Foto: Divulgação / CTG Estância da Azenha / CP

Para marcar o aniversário dos 40 anos de sua fundação, O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância da Azenha realiza neste sábado (dia 2/12) com baile que contará com animação de Lincon Ramos e Grupo. Atualmente, a patronagem do CTG é liderada pelo patrão Clóvis Carus.

A entidade foi fundada em Porto Alegre em 1º de dezembro de 1983, no bairro da Azenha, que dá nome ao CTG, e tem como lema “No Rio Grande de agora, cultuamos as tradições de outrora”. Ele busca resgatar o contexto histórico da origem do bairro: havia um moinho com roda d’água nas margens do arroio Dilúvio, onde hoje está localizado o hospital Ernesto Dornelles. Usado para a moagem do trigo, o moinho foi construído por Francisco Antônio da Silveira, imigrante açoriano que ficou conhecido como “Chico da Azenha”, e era acessado por uma ponte, a “Ponte da Azenha”. 

Nessa ponte ocorreu, em 1835, o primeiro confronto entre os imperialistas, comandados pelo Visconde de Camamú, e os revolucionários farroupilhas, liderados pelo Cabo Rocha. A vitória dos farroupilhas nessa batalha permitiu que no dia seguinte – 20 de setembro – a tropa de Onófre Pires invadisse Porto Alegre, iniciando oficialmente a Revolução Farroupilha.

Correio do Povo