person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

CUFA de Frederico Westphalen anuncia projetos que beneficiam famílias em situação de vulnerabilidade

Padaria industrial, estufa para produção de alimentos orgânicos e aquisição de máquina industrial de costura estão entre as ações

CUFA garantiu a doação de mais de 500 toneladas em produtos, entre eles alimentos, desde o início da pandemia | Foto: Agostinho Piovesan / Especial / CP

A Central Única das Favelas (CUFA) de Frederico Westphalen informou que projetos voltados ao atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade começam a ser implementados neste ano, por meio do Programa de Apoio Social. Segundo o diretor da CUFA, Roberto Torres, um dos projetos é a instalação de uma padaria industrial com o objetivo de qualificar mão de obra e gerar renda para as famílias que serão envolvidas na ação. Também está prevista a construção de uma estufa de 100 m² para a produção de alimentos orgânicos e a aquisição de máquina industrial de costura, neste caso, tendo por objetivo realizar um trabalho de reciclagem e sustentabilidade. Além disso, está prevista a aquisição de um veículo 0km para ser utilizado pela equipe da CUFA. A direção da Central cita que, até então, é o primeiro projeto na Lei da Solidariedade a financiar um carro para uma entidade. O veículo irá auxiliar no suporte de todas as iniciativas que a CUFA desenvolve em Frederico Westphalen e na sua área de atuação.

Roberto informou, ainda, que os projetos serão implementados com recursos da empresa Arbaza Alimentos, a qual vem apoiando decisivamente a Central das Favelas há 12 anos. “A parceria com a ARBAZA garante a manutenção de todas as atividades desenvolvidas pela CUFA de Frederico Westphalen, de forma gratuita e em benefício de toda a comunidade”, observa. Segundo Roberto, as ações também são viabilizadas por meio do financiamento Pró-Social, Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social e pelo Governo do Estado. O diretor da CUFA disse, também, que as atividades visam levar oficinas esportivas e culturais para crianças e adolescentes, no turno inverso ao da escola. Para os pais, mães e comunidade em geral, serão ofertados cursos de capacitação profissional.

Pelo projeto será garantida a manutenção de todas a atividades e ações realizadas no Centro Cultural e de Desenvolvimento Social Leonir Ângelo Balestreri/CUFA, durante o ano de 2022, bem como todas as ações institucionais realizadas pela entidade no Rio Grande do Sul. Está confirmada a manutenção dos programas de doações de alimento, os quais preveem beneficiar mais de mil famílias com cestas básicas, e a realização de um edital de fomento ao esporte.

A CUFA informou que desde o início da pandemia garantiu a doação de mais de 500 toneladas em produtos, entre eles alimentos, e desempenhou diversos programas sociais, nas áreas com os maiores indicadores de vulnerabilidade social do Rio Grande do Sul.

Agostinho Piovesan