person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Daer recebe projeto para reconstrução de trecho da ERS 448 entre Farroupilha e Nova Roma do Sul

O projeto será executado em duas etapas

A expectativa é de que todo o projeto esteja concluído em seis meses | Foto: Douglas Pasuch / Divulgação / CP

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) recebeu o projeto de reconstrução do trecho que foi danificado pela chuva no final de junho, no Km 39,5 da ERS 448, entre Farroupilha e Nova Roma do Sul. O projeto foi entregue na segunda-feira, pela empresa Enecon, responsável pelo estudo técnico do trecho.

Conforme informou o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, o projeto será executado em duas etapas. Ele explicou que a primeira etapa prevê a detonação de rochas da encosta, ao lado da estrada, cujo material será colocado nas pistas originais.

Também vai ser construída uma estrutura na base do aterro composta por pedras de maior porte, com a função de sustentar o aterro e possibilitar a vazão da água. Após a conclusão desta fase, que deve ocorrer em três meses, a expectativa é da liberação parcial do tráfego de veículos. Na segunda etapa serão instaladas telas metálicas na encosta que será detonada ao lado das pistas, a fim de evitar deslizamentos.

Faustino disse que a projeção é de nos próximos dias encaminhar a contratação da empresa que fará a obra por meio de um pregão emergencial e de iniciar os trabalhos ainda em setembro. A expectativa é de que todo o projeto esteja concluído em seis meses.

Enquanto a rodovia permanece interrompida, as alternativas para chegar a Nova Roma do Sul podem ser por uma estrada que passa pelos municípios de Farroupilha, próximo à ponte sobre o rio das Antas, na divisa com Nova Roma do Sul e Pinto Bandeira, também podem ser usadas as balsas no rio das Antas por Nova Pádua e Veranópolis ou pela utilizar a ERS 437 por Antônio Prado.

 

Celso Sgorla