person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Depois de cinco meses, Alegrete encerra atividades do Centro de Triagem Respiratória

Motivo foi por causa da redução no número de atendimentos

| Foto: Divulgação / Ascom / PMA / CP

A Secretaria de Saúde (SMS) de Alegrete, encerrou neste final de semana, as atividades no Centro de Triagem Respiratória (Gripário) devido à redução no número de atendimentos. Em março deste ano, o Gripário chegou a realizar 169 atendimentos em um único dia, já neste mês de julho atendeu apenas sete pessoas em um dia de funcionamento.  

A estrutura foi montada em 27 de fevereiro último pela SMS, com apoio do Exército e do Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha, que cedeu o ginásio para a instalação do Gripário. 

Durante cinco meses de funcionamento o Centro de Triagem Respiratória realizou 7.135 avaliações e encaminhamentos. Neste período disponibilizou estrutura contando com equipe de saúde, farmácia móvel e ambulância. Centralizou os atendimentos de casos de síndromes gripais no período em que a UPA – Unidade de Pronto Atendimento necessitou ser fechada para atendimentos no início do ano. 

“Agradecemos a todos que trabalharam incessantemente nesses cinco meses, possibilitando que a nossa gente tivesse um atendimento de qualidade nesse período tão desafiador. O Centro de Triagem Respiratória foi uma experiência exitosa, sendo possível montar uma estrutura que atendeu bem a nossa população e ainda ajudou a desafogar a UPA no pior momento da pandemia. Estamos encerrando as atividades em razão da queda nos atendimentos, contudo devemos seguir nos cuidando, atentos às medidas de prevenção, como o uso da máscara”, destacou o prefeito Márcio do Amaral. 

“Estamos muito satisfeitos, essa era uma medida provisória planejada para 15 dias e atendemos a população por 146 dias. Seguimos os protocolos com precisão, de modo que nenhum dos membros da nossa equipe se contaminou em decorrência de sua função”, concluiu a secretária de Saúde Haracelli Fontoura. 

 

Fred Marcovici