person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Desfile Farroupilha de Passo Fundo celebra contribuição de Paixão Côrtes ao tradicionalismo

Segundo organização, evento contou com aproximadamente 10 mil pessoas

Segundo organização, evento contou com aproximadamente 10 mil pessoas | Foto: Rádio Uirapuru / Divulgação / CP

Aproximadamente 10 mil pessoas, segundo a coordenação do evento, assistiram ao tradicional Desfile Militar e a 27ª edição da Mostra da Cultura Gaúcha de Passo Fundo. O Desfile Militar iniciou às 8h30min desta sexta e abriu a Mostra da Cultura Gaúcha. Participaram sete entidades: CTG Estância Nova, DT Simpasso, CTG Fagundes dos Reis, CTG Tropel de Caudilhos, CTG Amigos da Tradição, CTG União Campeira e CTG Dom Luiz Felipe de Nadal. O desfile teve como tema “Vida e Obra de Paixão Côrtes”.

Os sete CTGs, junto com as demais entidades tradicionalistas da cidade, desfilam ainda com as cavalarias do núcleo de cavalo crioulo. O Desfile Militar teve a concentração na Avenida Presidente Vargas, passando pela Sete de Setembro e a dispersão aconteceu na General Osório.

Já a Mostra da Cultura Gaúcha teve a concentração na Avenida Sete de Setembro e desfile ocorreu em direção contrária, com dispersão na Avenida Presidente Vargas. No centro da cidade foi montada toda estrutura de arquibancadas.

A coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi, agradeceu a todas as entidades pelo esforço e dedicação, colocando na avenida todo o orgulho gaúcho. Gilda lembrou que foi graças a Paixão Côrtes que momentos como esses são possíveis. “As entidades tradicionalistas precisam sair dos galpões e se engajarem ainda mais na sociedade", disse a coordenadora.

O encerramento oficial dos festejos farroupilha ocorre às 18h, com a entrega de troféus aos participantes da 27ª Mostra da Cultura Gaúcha e Cavalarias, no Parque de Rodeios da Roselândia.

Agostinho Piovesan