person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Eduardo Leite aposta na recuperação do turismo da Serra Gaúcha na abertura do Lide

Fórum de Desenvolvimento do Grupo de Líderes Empresariais ocorreu em Gramado e Canela e foi o primeiro presencial após a pandemia

Governador Eduardo Leite fez a abertura do Fórum de Desenvolvimento do Grupo de Líderes Empresariais | Foto: Halder Ramos / Especial CP

O Fórum de Desenvolvimento do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) Gramado e Canela 2020, realizado sábado, na Caza Wilfrido, no interior de Gramado, marcou a busca pela retomada da economia gaúcha. O encontro foi o primeiro presencial do Lide após a pandemia do coronavírus e cumpriu com rigorosos protocolos de segurança. O governador Eduardo Leite abriu os debates e destacou que aposta na capacidade de recuperação do turismo da Serra Gaúcha.

O evento contou com as presenças do presidente do Grupo Record RS, Carlos Alves, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, presidente do Badesul, Jeanette Lontra, presidente da Fiergs, Gilberto Petry, presidente da Gramadotur, Rafael Carniel de Almeida, secretário de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches, ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, presidente da Associação de Parques da Serra Gaúcha, Manuela da Costa, procurador-geral do Ministério Público, Fabiano Dallazen, e outras lideranças.

O presidente do Lide RS, Eduardo Fernandez, destacou que a entidade cumpre com seu papel de fazer a interlocução entre lideranças empresariais, empresas privadas e organizações públicas. “Trouxemos painéis importantes para a retomada do setor turístico e os desafios para o crescimento econômico do Rio Grande do Sul. Queremos contribuir para o Estado ser referência, diminuindo a burocracia e a carga tributária”, afirma Fernandez.

O procurador-geral do MP, Fabiano Dallazen, frisou que o encontro é um espaço importante para ouvir e opinar. “ Além de cobrar e fiscalizar, o Ministério Público trabalha há seis anos para criar um ambiente mais favorável ao desenvolvimento. O Estado nunca vai se desenvolver se não tiver segurança, educação e saúde”, disse Dallazen.

O governador Eduardo Leite defendeu as medidas públicas adotadas para controlar a disseminação do coronavírus. Conforme Leite, o Rio Grande do Sul tem a menor taxa de óbitos e a menor incidência de casos de Covid-19.

“Conseguimos preservar vidas e trabalhamos para preservar a economia. Depois do jogo jogado, é fácil olhar o replay e apontar o que poderia ser feito diferente. Tomamos atitudes duras, amargas, mas equilibradas. Fechamos e paramos menos do que outros Estados. Nosso modelo de distanciamento foi pioneiro”, aponta.

Segundo Leite, a atual gestão trabalhou para equilibrar as finanças públicas. O governador observa, no entanto, que a pandemia prejudicou a discussão sobre a reforma tributária.

“Saímos de uma profunda recessão econômica, com receitas públicas caindo e despesas aumentando. Nossa prioridade foi ajustar as contas do governo. Além da reforma administrativa, precisamos da reforma tributária. Hoje, os impostos são usados para pagar ativos do passado e não para investimentos”, frisa.

Para o governador, o turismo vai alavancar a retomada na Serra Gaúcha. O setor é o que mais gera empregos na região, que está perto de iniciar a temporada natalina.

“Temos na recuperação do turismo uma oportunidade para a retomada. As pessoas que planejariam viajar para fora do país no período de férias ainda têm receio de viagens internacionais, observando a Europa com a segunda onda. O turismo doméstico vai ser também estratégia para que a gente possa atrair turistas. Estamos discutindo a liberação dos eventos para poder realizar o Natal Luz e as atrações natalinas em Canela. Iremos aproveitar o momento da economia em nível local a partir de um destino turístico qualificado que oferece segurança para as pessoas poderem aproveitar o final de ano”, afirma Leite.

Halder Ramos