person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Eleitores escolhem os Conselheiros Tutelares em Porto Alegre

Votação segue até as 17h deste domingo

Todos os cidadãos que possuem título de eleitor e não têm pendências com a Justiça Eleitoral estão aptos para escolher os Conselheiros Tutelares das regiões | Foto: Ricardo Giusti

Iniciou nesta manhã e segue até as 17h a eleição do Conselho Tutelar. Todos os cidadãos que possuem título de eleitor e não têm pendências com a Justiça Eleitoral estão aptos a votar. A votação é dividida em microrregiões. No entanto, em Porto Alegre, a votação na Microrregião 1, que abrange os bairros como Anchieta, Arquipélago, Farrapos, Humaitá, Marcílio Dias, Navegantes e São Geraldo, foi adiada devido aos alagamentos causados pelas chuvas recentes.

Felipe Ferrari, 37 anos, é professor de informática e votou pela primeira vez. Ele afirmou que a participação da população nessa decisão é de extrema importância. "Acho que por causa desta movimentação política que a gente tá vivendo no país e tudo mais, é importante a gente exercer esse papel. Acredito que é muito importante ter alguém que tenha uma capacidade boa de ver o que as crianças precisam realmente e que cuide bem delas", destacou.

O padeiro Pierre Souza, 36 anos, reforçou a importância da comunidade participar da eleição para os Conselheiros Tutelares. “Em vista da polarização política, é importante mostrar que a gente está presente, que a gente faz parte da comunidade e que a gente tem voz", afirmou.

Ambos eleitores votaram na Escola Técnica Estadual Parobé, que faz parte da microrregião 8 - Centro. Eles pesquisaram sobre os candidatos e o envolvimento com a educação, enfatizando que as eleições por regiões ajudam a atender às necessidades específicas de cada localidade. "Eu tive algumas indicações de alguns conhecidos, mas foi um ou dois candidatos, e hoje de manhã a gente deu uma pesquisada em outros, procurou pelo nome, viu no que eles são formados”, explicou Ferrari.

A auxiliar de farmácia Letícia Bolze, 30 anos, também votou pela primeira vez. Ela sublinhou a necessidade de escolher pessoas comprometidas com a causa. “Quando a gente começa a estudar mais sobre isso, a gente vê a importância de escolher pessoas comprometidas com a causa da população infantojuvenil”.

Serão eleitos cinco conselheiros tutelares titulares e 10 suplentes para cada uma das microrregiões da Capital. Cada conselheiro eleito terá um mandato de quatro anos. O Conselho Tutelar é responsável por zelar pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e atuar em situações que envolvam violação desses direitos, tendo um papel fundamental na proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.

Paula Maia