person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Em 15 dias, Caxias do Sul registra 138 denúncias de uso irracional de água

Na primeira infração, o usuário será alertado e orientado, mas em caso de reincidência, será aplicada uma multa

A maior incidência de denúncias refere-se à lavagem de calçadas, carros e prédios | Foto: Andréia Copini / Divulgação / CP

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul registrou, no período entre 28 de fevereiro a 15 de março, 138 denúncias de uso indevido da água. Dessas, 117 notificações já foram distribuídas, faltando 21 denúncias para serem verificadas.

Dessa forma, desde a data da publicação do decreto, em 25 de janeiro, que proíbe o uso de água tratada para lavar calçadas ou passeios públicos de áreas residenciais, comerciais ou industriais, além de veículos, até o dia 15 de março, 489 denúncias foram recebidas pelo Samae. Até o momento, não houve nenhum auto de infração lavrado. A maior incidência de denúncias refere-se à lavagem de calçadas, carros e prédios.

Conforme o decreto, a prática de irrigar plantas e jardins também deve ser evitada, bem como encher piscinas. O Samae orienta que, para esses serviços, seja utilizado água de fontes alternativas e reuso.

Os moradores que forem flagrados ou denunciados por outros tipos de uso que caracterizam o desperdício também poderão ser autuados. Na primeira infração, o usuário será alertado e orientado. Em caso de reincidência, será aplicada uma multa no valor correspondente a 10 tarifas mínimas de água de cada categoria. Denúncias de uso irracional da água poderão ser feitas por meio do telefone 115, plantão 24 horas.

Celso Sgorla