person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Em projeto experimental, trem das Missões entra em operação

São quatro opções de roteiro, além de diversas atrações culturais durante viagem em Maria Fumaça

A atração turística é experimental, com chances de se tornar permanente | Foto: Carine Krominger de Sá / Divulgação / CP

Turistas e moradores da região das Missões conheceram, nesse final de semana, uma nova atração turística: o passeio do Trem das Missões. A locomotiva Maria da Fumaça, com 10 vagões, levou o público para uma viagem ao tempo, contando a história da região Noroeste do Rio Grande do Sul. Em um trajeto de 55 km, os passageiros lembraram e conheceram um pouco mais sobre o passado dos imigrantes, dos municípios da região e da cultura gaúcha.

A atração oferece roteiros de Santo Ângelo a Catuípe e Catuípe a Ijuí, assim como há saídas de Santo Ângelo a Catuípe e Ijuí a Catuípe. Grupos de Centros de Tradições Gaúchas (CTG) e folclóricos realizam apresentações dentro do trem e nas estações ao longo da viagem.

A atração turística é experimental, com chances de se tornar permanente. A intenção do projeto é o fortalecer o desenvolvimento do turismo regional, segundo os organizadores. Os passeios ocorreram na sexta, sábado e domingo, e seguem na próxima semana, dias 28 e 29 de setembro.

Procurador do Ministério Público Federal (MPF) em Santo Ângelo, Osmar Veronese viajou na Maria Fumaça e diz que o acolhimento ao público foi excelente. “A iniciativa é muito boa para a região, que tem lindas paisagens. Esse pode e deve ser um roteiro turístico do Estado”. Ele ressalta que o trem é um símbolo que abraça o passado e também o futuro, fazendo o resgate da origem das cidades. “Aposto em um projeto cultural e econômico para a região”. 

O valor do bilhete é R$ 70 para adultos e R$ 66,50 para crianças. Menores de cinco anos não pagam passagem. Os bilhetes podem ser adquiridos através do site da Maria Fumaça ou em pontos de venda nos municípios parceiros. O Trem das Missões é um projeto do Ministério Público Federal (MPF), Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e prefeituras de Santo Ângelo, Catuípe e Ijuí.

Felipe Dorneles