person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Empresa consegue liberação da Fepam para produzir biogás em Triunfo

Obras da Resíduo Zero devem durar 15 meses e gerar 42 empregos diretos na cidade

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) concedeu a licença de instalação para a SPE Central de Tratamento Integrado Resíduo Zero na segunda-feira, permitindo a produção de biogás no distrito de Passo Raso, em Triunfo. Estão previstos 15 meses de obras até o início da operação do empreendimento, que irá gerar 42 empregos diretos.

O projeto prevê a produção mensal de duas mil toneladas de adubo, 2,25 milhões de metros cúbicos de biometano (o que equivale a 3,75 milhões de metro cúbicos de biogás) e 2.250 toneladas de dióxido de carbono (CO2). Essa produção irá gerar aproximadamente 1,5 MW de energia, o suficiente para abastecer 1.500 casas. 

Para o presidente da Fepam, Renato Chagas, investimentos como esse são vitais para o Estado. “Toda forma de energia renovável deve ser incentivada. A Fepam faz seu papel licenciando da forma mais rápida possível esse tipo de empreendimento, que, além de gerar energia de forma limpa através da biomassa, leva desenvolvimento para a região”, destaca.

O biometano será entregue por injeção em um gasoduto a ser instalado pela Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), que também irá distribuir o produto para seus clientes. O CO2 será acondicionado em tanques específicos e transportado por caminhões até as empresas consumidoras. Serão utilizados como matérias-primas: resíduos de indústrias de proteína animal, esgotamento sanitário, resíduos de hortifrúti, resíduos de indústrias de biodiesel, lodo de estações de tratamento de esgoto, restos de comida, resíduos de indústria de alimentos, resíduos de farelos e de grãos, cinza de caldeiras e rejeitos de reflorestamento (cascas e aparas vegetais).

Correio do Povo