person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Empresa de Triunfo será responsável por construção de memorial às vítimas da Kiss em Santa Maria

A Infa Incorporadora LTDA escolhida no edital fará a execução da obra

| Foto: Motta e Zene Engenharia e Arquitetura / Prefeitura de Santa Maria / CP

A Prefeitura de Santa Maria, em conjunto com a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), comunica na manhã desta terça-feira, a homologação da empresa vencedora do processo licitatório para a construção do Memorial às Vítimas da Kiss, no local onde funcionava a casa noturna em Santa Maria. A Infa Incorporadora LTDA, de Triunfo, apresentou a menor proposta para a execução do serviço, superando outras quatro concorrentes. O prazo para a conclusão, a contar da assinatura da ordem de serviço, é de 240 dias (8 meses).

“O Memorial da Kiss vai ter um simbolismo muito grande para Santa Maria. Vamos desfazer a ruína e construir a memória, literalmente”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom.

Conforme o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, a construção do memorial era um desejo antigo e que agora será alcançado:

“Santa Maria, os sobreviventes, e as famílias, precisavam virar essa página de dor, e a boate naquele estado era uma ferida aberta. Que assim, a dor dê lugar à memória a todas as vítimas da tragédia através deste novo local”.

ESTRUTURA

A busca pelo Memorial às Vítimas da Boate Kiss ocorre desde 2013, ano em que aconteceu o incêndio na casa noturna e resultou em 242 mortes e em mais de 600 feridos. O projeto arquitetônico foi escolhido por meio de concurso nacional aberto, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) do Rio Grande do Sul em 2018, em que foram entregues 121 propostas. A proposta escolhida por unanimidade pelo júri como vencedora foi a do arquiteto Felipe Zene Motta, da empresa Motta e Zene Engenharia e Arquitetura, de São Paulo, que prevê um jardim naturalista circular de flores e um auditório. À sua volta, haverá 242 pilares de madeira, cada um representando uma vítima da tragédia.

O projeto conta com 242 pilares com os nomes das vítimasMotta e Zene Engenharia e Arquitetura / Prefeitura de Santa Maria / CP

Correio do Povo