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Verão

Especial

Esteio lança serviço de pronto-atendimento virtual 24 horas

Moradores que precisarem de consulta com clínico geral e pediatra poderão ser atendidos a qualquer hora, por telefone e pela internet

| Foto: Eduardo Baratto Leonardi / Prefeitura de Esteio / Divulgação / CP

A Prefeitura de Esteio lançou o Pronto Atendimento Digital 24 horas, um serviço inédito na cidade. A partir de agora, os moradores do município que precisarem de uma consulta médica com clínico geral e pediatra poderão ser atendidos a qualquer hora do dia ou da noite, por telefone e pela internet. O serviço já está em funcionamento sete dias por semana, de forma gratuita, prestado pela Medicar Soluções em Saúde, empresa com sede na cidade paulista de Ribeirão Preto, contratada via licitação. 

O paciente liga para o telefone 0800-941-5458 e é atendido pelo técnico auxiliar de regulação médica da Central, que repassa a ligação para um profissional enfermeiro, que tem acesso ao prontuário eletrônico, onde consta o histórico da saúde do morador. Validados os dados, a enfermeira ou enfermeiro faz algumas perguntas para verificar o estado de saúde do paciente.

Se for constatada uma urgência, o atendente indica que o usuário procure o Hospital. Caso haja risco iminente de morte, o profissional orienta a contatar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. A equipe pode, inclusive, auxiliar, contatando algum familiar indicado.

Caso o paciente possa ser atendido pelo Pronto Atendimento Virtual 24 horas, ele recebe um link pelo WhatsApp, SMS ou e-mail para seguir com a consulta, através de vídeo, pela internet, através do computador ou smartphone. Caso não tenha acesso à internet, o médico faz o atendimento por telefone mesmo.

Em ambos os casos, tanto o enfermeiro quanto o médico fazem o lançamento dos dados do paciente no Sistema de Gestão Municipal em Saúde, em que consta o prontuário do paciente. Antes do final da consulta, o médico deve comunicar ao usuário se ele receberá receituário e atestado, caso necessário, via WhatsApp, SMS ou e-mail.

Para o prefeito Leonardo Pascoal, o novo serviço vem para se somar a muitas outras ações que visam dar atenção especial aos moradores da cidade. “Cuidar das pessoas é prioridade em nosso governo. Esse cuidado, aliado à inovação e resolutividade, que são premissas da nossa gestão, nos levaram a implantar esse serviço pioneiro. Agora, os cidadãos têm mais uma opção, fácil e prática, na hora de buscar os serviços municipais de saúde, que se soma às diversas unidades espalhadas pelo município”, destaca Pascoal.

O titular da Secretaria Municipal da Saúde, Gilson Menezes, afirma que o novo serviço vai ajudar a diminuir o fluxo de pacientes nas UBSs, que poderão focar o trabalho em outras necessidades. “O pronto atendimento digital surge no sentido de ofertar mais uma porta de entrada ao sistema de saúde em nosso município.”

Fernanda Bassôa