person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Estoque do banco de sangue de Santa Cruz do Sul atinge estado crítico

Atualmente há em média 15 bolsas de cada tipo de sangue, quando o ideal seriam 60 a 70

Ministério inicia campanha nacional para estimular doação de sangue | Foto: Guilherme Testa / CP Memória

O banco de sangue de Santa Cruz do Sul está com o estoque em estado crítico para todos os tipos, com apenas cerca de 20% de armazenamento de doações. Com o objetivo de facilitar as contribuições dos voluntários, o Hemovida estará aberto neste sábado, das 7h30 às 12 horas. O objetivo do órgão é aumentar o armazenamento para que não venha a faltar. Atualmente há em média 15 bolsas de cada tipo de sangue, quando o ideal seriam 60 a 70.

O banco de sangue junto às dependências do Hospital Santa Cruz (HSC) auxilia no tratamento de doentes clínicos e cirúrgicos, além de ser responsável pelo fornecimento de hemocomponentes para hospitais da região. Uma das causas apontadas para a redução no estoque é a pandemia do novo coronavírus. O enfermeiro do Hemovida, Cezar Rodrigo Priebe, informou que a média de doações está baixa nos últimos meses, mas a diminuição foi ainda maior na última semana. “Nosso estoque está muito baixo, nunca chegou a ficar tão baixo quanto está neste momento”, destacou Priebe.

O sangue arrecadado é proveniente de doações voluntárias e de reposições. No momento, existe necessidade de todos os grupos sanguíneos. O material passa por exames de aids, sífilis, chagas, hepatites B e C e anti-htlvI/II. As doações podem ser feitas por pessoas em boas condições de saúde, com idade entre 18 e 65 anos e que pesem no mínimo 50 quilos.

A orientação é fazer um lanche leve antes do procedimento, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas 12 horas antes e ter em mãos um documento de identidade com foto. O intervalo entre as doações é de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres.

O banco de sangue Hemovida fica na rua Fernando Abott, 174. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h. No primeiro sábado de cada mês, o atendimento é das 7h30min ao meio-dia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3056 2103.

 

Otto Tesche