person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Estrela lança projeto inovador de internacionalização

“Nossa Estrela pelo Mundo” busca oportunidades internacionais na retomada econômica da pandemia

Lançamento do projeto ocorreu na sexta-feira com a presença de autoridades nacionais e estrangeiras | Foto: Frederico Sehn / Divulgação / CP

O Projeto de Internacionalização do Município, intitulado “Nossa Estrela pelo Mundo”, foi lançado, oficialmente, na sexta-feira, no auditório da e-LOG, localizado no Porto, durante a 7ª Estrela Multifeira. O projeto é uma estratégia inovadora, que busca oportunidades internacionais na retomada econômica da pandemia.

Representando o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o Secretário de Desenvolvimento do RS, Edson Brum, disse “que é raro o município que está pensando na internacionalização. O que vocês estão fazendo hoje aqui é plantando uma sementinha para os seus netos, porque vão oportunizar que as empresas daqui gerem mais empregos e qualifiquem os empregos”.

Para o Prefeito de Estrela, Elmar Schneider, “a cidade é uma terra de muitas oportunidades. Com esse projeto inovador, Estrela, localizada estrategicamente no Vale do Taquari, busca parceiros e oportunidades internacionais”.

O Paraguai é um dos principais parceiros comerciais de Estrela. Representando o Cônsul-geral do Paraguai no RS, o Embaixador, José Martinez Lezcano, estavam presentes o Ministro-Cônsul, Anibal Fernandes, e o Adido Comercial, Jorge Valenzuela. “Agradeço o convite em nome do Consulado. Para nós é uma grata surpresa conhecer a cidade de Estrela. Sempre passamos aqui na frente quando viajamos para o Paraguai. O município é muito próspero. A partir desse encontro vamos aproximar ainda mais Estrela do nosso país”, declarou Valenzuela.

O Secretário de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (SEDIS) de Estrela, Rodrigo Kich, que lidera o projeto de Internacionalização do Município afirmou que “o Programa Nossa Estrela pelo Mundo é um passo muito importante para a criação de uma reputação internacional para a cidade. Essa reputação é a condição essencial para que o município possa fazer as articulações internacionais na busca de oportunidades”.

De acordo com o Sócio-Diretor da Roedel Intl Advisor [empresa gaúcha que assessora o projeto], Dr. Cezar Roedel, “o município de Estrela possui um grande potencial de internacionalização, pois, possui uma balança comercial diversificada e com intensidade tecnológica, bem como um posicionamento estratégico no Rio Grande do Sul, sendo um hub logístico e integrador dos modais rodoviário, hidroviário, aeroviário e ferroviário, tendo um forte apelo para investidores internacionais e parceiros de infraestrutura”.

Internacionalização de municípios

A Internacionalização de Municípios é a articulação internacional dos entes subnacionais, com vistas a firmar parcerias com outras cidades no mundo, em prol do desenvolvimento, por meio de uma assessoria internacional especializada. As ações são centradas em objetivos e resultados, a partir de uma peça denominada como Acordo de Desenvolvimento Internacional entre Cidades (ADIC).

Os municípios ficam aptos para assumir uma identidade internacional, tendo como resultado: intensificação da sua balança comercial, intercâmbio tecnológico, atração de investimentos e participação em editais internacionais, esses são alguns exemplos. De acordo com a Constituição Federal, a competência exclusiva do executivo brasileiro é a de firmar tratados e acreditação diplomática, restando aos entes subnacionais uma série de possibilidades de atuação na esfera das relações internacionais.

Correio do Povo