person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

ETA de Hulha Negra está com as obras finalizadas

Estação de Tratamento de Água será responsável pelo abastecimento do município, que atualmente enfrenta racionamento devido à estiagem

Início das operações depende da implantação de tubulações de transposição | Foto: Simoni Costa / Divulgação / CP

A Estação de Tratamento de Água de Hulha Negra (ETA), na região da Campanha, está construída, pronta para a operação com a água que abastecerá o município. A estrutura foi construída em função de uma contrapartida da Usina Termelétrica Pampa Sul e tem capacidade para o tratamento de 20 m³ de água por hora. A usina foi instalada quase na divisa com a cidade de Candiota e tem uma barragem . A ETA está instalada no bairro Trigolândia, próximo ao Clube Concórdia.

A expectativa é que, quando estiver operando, a estação resolva o problema de abastecimento na cidade, que atualmente enfrenta mais um período de racionamento em função da estiagem no Estado. Com a nova estrutura, o município, de pouco mais de 6,8 mil habitantes, passará a ser abastecido com água da barragem da usina.

Atualmente, está sendo realizada a escavação para a implantação de aproximadamente 8 quilômetros de tubulação, que fará a transposição de água da barragem da Termelétrica Pampa Sul para a ETA de Hulha Negra e, na sequência, outros 3 quilômetros de tubulação levarão o recurso tratado até a sede do município. A estação começará a funcionar assim que a colocação da tubulação estiver concluída, o que deve ocorrer até o final do primeiro semestre deste ano.

A zona urbana de Hulha Negra é abastecida por cinco poços artesianos, que atendem cerca de 2,5 mil pessoas. Já a área rural vem tendo o fornecimento diariamente por um caminhão-pipa, que atende mais de 380 famílias. Com a estiagem, o racionamento com o fechamento dos poços já atingiu 14 horas diárias, mas, com a conscientização da população em relação à economia no consumo, a medida já foi reduzida para cinco horas em alguns dias. O governo do Estado já homologou e a União reconheceu o decreto municipal de situação de emergência devido à estiagem.

Angélica Silveira