person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Família faz vaquinha para ajudar pelotense internada em UTI de hospital na República Dominicana

Chayane Viana está na UTI desde que passou mal durante viagem com o marido para passar a virada de ano no Caribe

| Foto: Foto: Maurício Nowak/Reprodução/Redes Sociais/CP

A cirurgiã-dentista pelotense Chayane Viana, de 32 anos, está internada em um hospital na República Dominicana depois de passar durante uma viagem de descanso com o marido Maurício Nowak. O casal estava em Punta Cana para passar a virada de ano no Caribe. A volta estava prevista para o último domingo, dia 7, mas a gaúcha começou a sentir dores de garganta e precisou ser internada na UTI de um hospital local com pneumonia.

Para buscar ajuda, a família criou uma vaquinha virtual com o objetivo de arrecadar o valor necessário para trazer Chay, como é chamada, de volta a Brasil através de uma UTI aérea. De acordo com o marido, o valor estimado é de quase R$ 500 mil. Até o momento, já foram mais de 3,6 mil doações, arrecadando um valor de cerca de R$ 240 mil.

“Antes de voltar para casa, ela começou a passar mal e o quadro piorou. No momento ela está se recuperando, mas os custos aqui são gigantes, pois a rede de saúde é toda privada. Vai ser um tratamento longo, mas a gente tem fé que ela vai sair bem dessa. Por isso, estamos buscando ajuda através da vaquinha. Tem muita gente ajudando. Nossa ideia é levar a Chay para seguir o tratamento em Porto Alegre”, contou.

Conforme Nowak, a família já gastou cerca de 55 mil dólares até o momento com a internação de Chay no país caribenho. O casal contratou um seguro-saúde antes da viagem, mas o mesmo teria sido negado pela seguradora por não ser acionado antes da internação. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores, através da Embaixada do Brasil em São Domingos, capital da República Dominicana, garante que está acompanhando o caso da gaúcha e que “presta assistência consular à nacional e a seus familiares”.

Rodrigo Thiel