person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Farmácia móvel chegará ao interior de Santa Cruz do Sul

Primeira visita para entrega dos remédios de uso contínuo pelo SUS será nesta terça-feira em Rio Pardinho

Farmácia móvel facilitará chegada de remédios à população que vive no interior de Santa Cruz do Sul | Foto: Prefeitura de Santa Cruz / Reprodução / CP

Os moradores de quatro localidades de Santa Cruz do Sul receberão a partir desta semana os benefícios da farmácia móvel. O projeto atenderá inicialmente Linha Santa Cruz, Pinheiral, Rio Pardinho e São José da Reserva, totalizando 12.480 pessoas. A intenção é facilitar o acesso, de forma que a população não necessite se deslocar até a cidade para receber os remédios de uso contínuo fornecidos pelo município.

A coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Daiana Trevisan, explica que uma vez por mês, sempre em datas pré-agendadas, a unidade móvel estará na localidade, junto ao posto de saúde, para entregar medicamentos aos pacientes com receita médica fornecida pelo SUS. A primeira visita será nesta terça-feira, em Rio Pardinho. Os remédios serão fornecidos em quantidade suficiente até a próxima visita, sempre no mês subsequente. Enquanto o ônibus que servirá de unidade móvel está em reforma, uma Doblò vai ser destacada para o transporte e uma sala do posto será utilizada para entrega dos produtos e orientações.

Cerca de 200 medicamentos estarão disponíveis. A equipe que visitará as localidades será composta por um farmacêutico, um atendente de farmácia e um motorista. Além da entrega, o projeto terá ações voltadas à educação em saúde, com orientações para o uso racional dos medicamentos, os efeitos colaterais, os riscos da automedicação e ainda o descarte correto.

O secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, afirma que facilitar o acesso da população à atenção farmacêutica é um avanço necessário. “Esse é mais um passo importante na qualificação da saúde pública, especialmente para idosos e gestantes, que possuem mais dificuldade de locomoção e que, por residirem muito longe do centro da cidade, precisam percorrer grandes distâncias. O mesmo acontece com pacientes com depressão, hipertensão e diabetes, que fazem uso contínuo de medicação e precisam dela todos os meses”, explica. 

A localidade de Monte Alverne, por ser a mais populosa do interior do município, contará no segundo semestre com uma Farmácia Distrital. Está em processo de licitação a reforma de um imóvel na sede para abrigar o serviço, com investimento de R$ 76 mil.

 

Correio do Povo