person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Farroupilha vai à Justiça por abertura de comércio e restaurantes

Prefeitura do município, que segue em bandeira vermelha, entrará com Ação Civil Pública solicitando mudanças na classificação do distanciamento controlado

Farroupilha segue em bandeira vermelha no distanciamento controlado | Foto: Gleici Trois / Divulgação / CP

A Região da Serra, incluindo Farroupilha, permanece na bandeira vermelha do modelo de Distanciamento Controlado. A determinação foi anunciada na tarde desta segunda-feira, pelo governador do Estado, Eduardo Leite, após análise de recurso encaminhado pelo Observatório Regional de Saúde e Amesne.

Conforme o prefeito Pedro Pedrozo, o município lamenta a decisão do governo e diante disso, está entrando com uma Ação Civil Pública, com pedido de liminar através do Departamento Jurídico do Executivo.

A ação objetiva medidas mais brandas em relação ao regramento estipulado pelo Estado, na bandeira vermelha, que visam a uma sistemática diferenciada para os restaurantes, onde os mesmos possam atender clientes de forma presencial restrita, nas modalidades à la carte, prato feito e buffet sem autoserviço em até 25% do teto de ocupação.

O pedido de liminar também faz referência ao comércio, para que este possa atender presencialmente, limitando a um cliente por atendente, respeitando o teto de ocupação e as demais normas de segurança sanitárias previstas.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, Farroupilha tem 535 casos confirmados de Covid-19. O município já registrou oito óbitos em razão da doença causada pelo novo coronavírus. 

Celso Sgorla