person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo reúne artistas de 13 países

Evento começa hoje, no Casarão da Cultura, e conta com a participação de 74 grupos

As apresentações começam na noite de hoje | Foto: Bruno Reinehr / Rádio Planalto / CP
Com a participação confirmada de 74 grupos, sendo 12 de outros países, três nacionais e 59 gaúchos, começa nesta sexta-feira, às 19h30min, no Casarão da Cultura, Parque da Gare, o XIV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo. O evento, realizado a cada dois anos, conta com programação segue até o dia 25 e é promovido pela prefeitura e Associação de Organizações de Festivais Folclóricos do Rio Grande do Sul.

Na noite de hoje se apresentam o CTG Lalau Miranda, grupos da África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Eslováquia, Estados Unidos/Canadá, França, México, Minas Gerais, Peru, Polônia, Maranhão e Grupo Mã Tÿ Ka. Conforme a coordenação do evento, muitos grupos se apresentam pela primeira vez no festival. Para as apresentações principais, a expectativa é receber 5 mil pessoas por dia.

A exemplo de edições anteriores, ocorrerão apresentações paralelas em diferentes espaços da cidade, como ruas, praças e parques. O objetivo é expandir o contato entre artista e público. Com isso, segundo a coordenação do evento, mais pessoas podem ouvir outros idiomas, admirar vestes diferentes e sentir novas energias, sem pagar nada por isso.

O primeiro desfile de rua ocorreu na quinta-feira, na rua Moron, num clima de festa, dança e música e já se aquecendo para o espetáculo principal. Outros desfiles de rua acontecem neste sábado, às 10h30min, e de 20 a 24 de agosto, às 17h30min. O último desfile será dia 25, às 10h30min. Está confirmada a participação de 14 mil alunos da rede municipal e outros 16 mil estudantes da rede estadual e privada de Passo Fundo e municípios da região do Planalto. 

Agostinho Piovesan