person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Formatura da Unisinos terá convidados limitados para evitar aglomeração em São Leopoldo

Universidade decidiu que cada estudante poderá levar apenas três pessoas para a colação de grau

| Foto: Unisinos / Divulgação / CP Memória

A Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos) de São Leopoldo decidiu restringir o público nas cerimônias de formatura de colação de grau. A decisão foi tomada 24 horas antes de um dos eventos acontecer. De acordo com o formando Fabiano Fetter, a comissão organizadora dos cursos de Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos foi chamada para uma reunião, na quinta-feira, sobre a formatura agendada para esta sexta-feira. Marcada para ocorrer no Anfiteatro Padre Werner, a cerimônia, que conta com 41 formandos, não poderia ter público. 

"Ficamos extremamente chateados com esta decisão pois a universidade está com aulas e eventos ocorrendo normalmente. Comunicar 24h antes que não poderemos ter nossos familiares na plateia foi muito decepcionante" afirma ele. Segundo o documento encaminhado aos formandos, as cerimônias de colação de grau que ainda estão por ocorrer no mês de março serão mantidas, porém sem a presença de público, que poderia acompanhar o ato ao vivo, por um link de transmissão via internet. 

Após uma grande repercussão sobre a decisão, mobilizada pelos formandos, uma nova reunião com a comissão de formatura ocorreu na manhã desta sexta-feira e a universidade optou por liberar a presença de três convidados por formando para que o número de pessoas não classifique uma aglomeração. "Agora eu tenho que escolher entre levar meu pai, minha mãe ou o meu filho. Estou arrasado", desabafa Fetter. Ainda conforme ele, uma lista com os nomes dos convidados escolhidos será repassada a produção do evento e deverão comparecer na cerimônia apenas estas pessoas. Inclusive para a sessão fotográfica que ocorre antes da cerimônia. "Não terei fotos com a maioria das pessoas que gostaria", finaliza Fetter.

Localizada em Novo Hamburgo, a Universidade Feevale, afirma que não tem nenhuma cerimônia de formatura agendada para as próximas semanas mas reforça que também tem adotando várias medidas de orientação e prevenção ao coronavírus. Recentemente, a instituição lacrou os bebedouros e está adotando algumas providências em sala de aula, como mantê-las arejadas, por exemplo, além da não realização de eventos que envolvem grande aglomeração de pessoas. Além disso, diariamente a Instituição está avaliando a situação, já estando inclusive preparada, se for o caso, para oferecer aulas a distância.  

Na última quinta-feira, a Escola Superior de Publicidade e Marketing (ESPM) comunicou que todo o calendário de formaturas previsto para o primeiro semestre de 2020 estava suspenso. A faculdade disse ainda que as cerimônias não têm datas previstas para reagendamento. A decisão integra uma série de medidas cautelares para evitar aglomerações de pessoas. 

Stephany Sander