person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Gatos para adoção serão transferidos para novo espaço em Caxias do Sul

Secretaria do Meio Ambiente continuará fornecendo ração, areia e atendimento veterinário até que todos sejam adotados

Atualmente, há 15 gatos no canil municipal que serão transferidos para uma casa alugada | Foto: Maria Antônia Nery / Divulgação / CP

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul e a Associação Voluntários Independentes Defendendo os Animais (Vida), com a ajuda de empresas, vão transferir os gatos do Canil Municipal para um novo espaço. Desde maio, a associação passou a ser encarregada da adoção dos animais.

"Eram quase 30 distribuídos em dois gatis. Todos os gatos que eram mansos foram doados e a procura por adoções era maior que o número disponível de animais. Mesmo assim, sobraram 18 animais dos dois gatis, que por serem muito ariscos não poderiam ir para um lar”, destaca a voluntária da Vida, Tatiana Furlan.

Ela conta que através da doação de uma estrutura de palets, os gatos que antes tinham medo de sair do esconderijo, passaram a sair e melhoraram a micose na pele que tinham por não tomar sol. Nesse processo, mais dois puderam serem adotados.

Entretanto, com o barulho dos latidos dos cães, a socialização ficou difícil. Foi então que a associação teve a ideia de construir dois gatis em local mais calmo e de fácil acesso para que protetores pudessem fazer esse trabalho de socializar e encontrar um lar para eles.

Para que a transferência fosse concretizada, uma empresa doou os tubos metálicos para a construção da estrutura dos gatis. Os recursos para mão de obra e da tela foram doados por um voluntário. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente vai continuar fornecendo ração, areia e atendimento veterinário até que todos sejam adotados.

Atualmente, há 15 gatos no canil municipal que serão transferidos para uma casa alugada pela Associação Vida, no centro da cidade.

Celso Sgorla