person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Governo do RS firma intenção de cessão do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo

Instituição se encontrava sob intervenção do Estado desde 2020

O governo do Rio Grande do Sul assinou termo de intenção de cessão de uso do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo, em Rio Pardo. A instituição já se encontrava sob intervenção do Estado desde 2020, com gestão do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS). Conforme o governo, o documento é um protocolo de intenções que passa a estrutura física e a capacidade instalada da instituição do município de Rio Pardo e da Irmandade de Caridade do Senhor Bom Jesus dos Passos para a Secretaria da Saúde, a fim de seguir prestando serviços pelo SUS. O processo também foi assinado pelo Ministério Público gaúcho, que atuará como interveniente.

O hospital oferece pelo SUS porta de entrada de urgência e emergência, ambulatórios nas especialidades de traumato-ortopedia e cirurgia geral, além de maternidade e leitos de saúde mental. É referência para os municípios da 28ª Região de Saúde, entre eles Rio Pardo, Candelária, Pantano Grande e Sinimbu.

De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, a gestão do hospital seguirá, por enquanto, com a IAHCS, até se resolverem todos os processos legais que a cessão de uso exige e seja possível realizar um chamamento público para definir a nova gestão definitiva. "Vamos manter a gestão do hospital seguindo os princípios da administração pública e tomar todas as providências para modernizar a estrutura e adquirir novos equipamentos."

O hospital passou por reformulação a partir de 2020, após a deflagração, em maio daquele ano, na Operação Camilo, que investigou suspeitas de desvios de recursos públicos em quatro estados, incluindo, no Rio Grande do Sul, a cidade de Rio Pardo, onde foram cumpridos mandatos na prefeitura e na instituição de saúde.

Correio do Povo