person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Grande público acompanha Travessia de Fogo na Fronteira Oeste

Nadadores cruzaram as águas do rio Uruguai

Nadadora Julieta Becker, de apenas 15 anos, foi a única mulher a aceitar e vencer o desafio | Foto: Rose Nunes / Especial / CP

Um grande público acompanhou a travessia do rio Uruguai na tarde quente e de muito sol deste domingo, em Uruguaiana. A 1ª Travessia de Fogo consiste em cruzar a nado as águas no trecho entre as cidades vizinhas de Paso de los Libres, na Argentina, e Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

A concentração dos 21 nadadores (16 brasileiros e cinco argentinos) foi no Tamandaré Iate Clube (TIC), do lado brasileiro, e a largada de Paso de los Libres – às 15h. O evento teve a organização do soldado Jerley Lucena da corporação de bombeiros local.

Segundo o coordenador, a ação visou incentivar o esporte, a preservação do meio ambiente, confraternização binacional, além de valorizar as belezas naturais do manancial que banha a cidade e entorno.

O primeiro a chegar à margem brasileira foi o empresário rural Rafael Linhares, 32 anos, com o tempo de 37 minutos. A nadadora Julieta Becker, de apenas 15 anos, de Paso de lo Libres, foi a única mulher a aceitar e vencer o desafio. O percurso de 3,3 quilômetros foi monitorado por duas equipes da Marinha do Brasil, uma embarcação dos bombeiros e outra da Prefectura Naval da Argentina.

O desafio não teve caráter competitivo e todos os nadadores receberam medalha de participação. 

Fred Marcovici