person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Grupo Hospitalar Conceição amplia realização de cirurgias eletivas em 2023

Tempo médio de permanência na lista de espera no GHC reduziu 31,7% em relação a 2022

| Foto: Cláudio Fachel / Grupo Hospitalar Conceição / CP

Buscando qualificar a atenção ao paciente e em cumprimento ao Plano Nacional de Redução de Filas de Espera Eletivas (PNRLE), lançado pelo Ministério da Saúde, o Grupo Hospitalar Conceição realizou ano passado 25.177 cirurgias programadas, sendo 2.677 a mais do que no ano anterior. Foi a maior quantidade de cirurgias programadas realizadas, desde 2010. A preocupação em reduzir as listas de espera eletivas do GHC não é uma novidade. Há um trabalho constante, que vem sendo realizado ao logo dos anos.

Em 2023, a atuação neste âmbito foi intensificada em função do PNRLE. Para isso, diversas ações foram feitas, tais como: reuniões com equipes de especialidades para apresentação e sensibilização ao PNRLE e definição de procedimentos de giro rápido; ajustes nas listas; contratação de novos profissionais médicos, de enfermagem e administrativos; implantação de sala e anestesista de giro no Bloco Cirúrgico para agilizar o processo de admissão dos pacientes; ampliação de consultas ambulatoriais e teleconsultas; ampliação dos horários de funcionamento do Bloco Cirúrgico para sábados e noites; entre outros.

Além disso, está em andamento reforma para abertura de duas salas cirúrgicas e de 16 leitos para retaguarda à Sala de Recuperação e à Hemodinâmica no Hospital Conceição e reforma da área da Oftalmologia para a realização de procedimentos com anestesia local.

Conforme o Núcleo Interno de Regulação (NIR) dos Hospitais Conceição e Criança Conceição, a lista de espera eletiva é dinâmica, pois diariamente há pacientes sendo agregados à lista e saindo da mesma. O ano de 2024 iniciou com 3.454 pacientes aguardando. O que é mais importante, contudo, não é o tamanho da lista, mas sim a quantidade de pessoas que saíram dela e o tempo médio de permanência.

No início de 2023, havia 3.900 pacientes inscritos na lista de espera. Destes, 3.151, ou seja, 80,8% do total, já haviam saído da lista até o final do ano. Além destes, mais de 15 mil pacientes foram agregados à lista eletiva ao longo de 2023 (sendo que 81,9% destes já saíram dela).

Em termos de tempo, o tempo médio de permanência na lista de espera no GHC reduziu 31,7% em relação ao ano anterior. Atualmente, o tempo médio de permanência na lista global do GHC é de 7,4 meses. Além disso, aproximadamente 63% dos pacientes estão na lista há menos de 6 meses. Estes dados variam conforme a unidade hospitalar, a especialidade e o tipo de procedimento.

As especialidades com grandes demandas são Oftalmologia, Urologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Otorrinolaringologia Pediátrica, Traumatologia/Ortopedia, Ginecologia, Endocrinologia, Proctologia e Mastologia. A Oncologia, no entanto, permeia praticamente todas as especialidades e tem prioridade sobre as demais.

Correio do Povo